As 7 Trombetas do Apocalipse vêm dos avisos dos 7 selos. Referência a escritos bíblicos, há sinais de que 3 delas já foram tocadas, evidenciando a proximidade do arrebatamento.
Vejamos:
1ª Trombeta: “O primeiro anjo tocou a sua trombeta e
queimou-se a terça parte das árvores e toda a erva verde foi queimada”. Uma alusão aos grandes incêndios ocorridos recentemente.
2ª Trombeta: “O anjo a tocou e, em seguida, morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar”. Atualmente, 40% dos seres vivos no mar desapareceram nos últimos 50 anos e mais de 1000 espécies foram extintas.
3ª Trombeta: “Caiu do céu uma grande estrela sobre a terça parte dos rios e fontes de águas. O nome da estrela é absinto, que significa amargo”. Basta lembrar Chernobyl (Ucrânia Soviética), onde as fontes de água e os lençóis freáticos foram atingidos por um desastre nuclear, em 1986.
4ª Trombeta: “Está próxima de ser tocada, e visa ofuscar a luz do céu". Além da poluição do ar, significa também dobrar o homem a líderes religiosos. O povo será arrebatado para igrejas, os
fiéis chamados à fé, o chamado espiritual. Primeiro
você cria um deserto apocalíptico (mundo cheio de angústias e problemas) e
depois leva palavra de alerta e esperança.
5ª Trombeta: “O uso das redes sociais para difusão de informações falsas por uma parte dos usuários e o desrespeito aos diferentes com toda uma gama de preconceitos”: xenofobia, misoginia, machismo, bolsonarismo, feminicídio, homofobia, racismo, especismo, etc.
O mundo já começou com desentendimentos. Veja Abel e Caim, aliás, seus pais já tinham intrigas com Deus. Agora você fica aí queixando porque foi expulso do Paraíso também! A paz costuma ser tratada como “a paz dos vencedores”: rendam-se logo e tudo acabará em paz... Não é assim?
O ser humano é predador por natureza. E não é só pela necessidade de subsistência, mas, e sobretudo, por sua sinistra paixão pelo poder. Pela posse e a dominação (isso significa riquezas). E esse Brasil, grande e belo barco sempre ameaçando naufragar com todos nós?... O país não está em paz: milicianos, traficantes, inimigos da democracia...
Os inocentes que buscam o progresso e lutam pela ordem precisam enfrentar as feras da vingança, da inquietação da loucura e do descontrole emocional. “Loucos” no sentido de desvairados tentando aniquilar-se uns aos outros, com êxito.
Como pode o poder terreno ser convertido em armas terríveis, e a pobreza aumentar em toda parte, fazendo que a fome devore as suas vítimas nas ruas da miséria, do abandono, da indiferença? Como é possível o avanço intelectual e tecnológico da sociedade abrir espaço para guerras de mísseis e de pratos vazios?
Teoricamente, o ser humano já atingiu um estágio invejável de consciência racional. Mas, é essa inveja transformada em egoísmo, avareza, orgulho, mágoas, insatisfações e prepotência que está desvirtuando o humano de sua finalidade de viver, qual seja, amar e servir ao próximo como a si mesmo.
Enfim, erradique-se a pobreza, estimule-se o trabalho, treine-se o amor e se terá paz e felicidade. O ser humano está programado pela Divindade para ser pleno e ditoso. Essa tarefa cabe à educação. Mas, a educação também está ferida... E agora?
7ª Trombeta: “Amar
o próximo como a ti mesmo”. Ser humano implica sentir a dor e a felicidade do
outro.
O amor total a Deus e ao próximo é que leva à vida. Mas, não basta saber. É preciso amar concretamente. O próximo não é apenas quem está perto, tão simplesmente. O próximo é quem se aproxima do outro para lhe dar uma resposta às necessidades. Nessa tarefa prática, o amor não leva em conta barreiras de raça, religião, nação ou classe social. O próximo é aquele que eu encontro no meu caminho.
Enfim, o legista estabelece limites para o amor: “Quem é o meu próximo?” Jesus muda a pergunta: “O que você faz para se tornar próximo do outro?”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário