Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

terça-feira, 19 de setembro de 2023

15 anos da exploração de petróleo no Pré-Sal.

 

A exploração brasileira de petróleo no Pré-Sal completa 15 anos neste mês. Nesse período, o óleo extraído em alto-mar, há pelo menos 7000 m de profundidade, mudou o cenário energético do país.

A plataforma em alto-mar é uma verdadeira indústria no oceano. Tanta tecnologia com rígido sistema de controle e segurança não é para menos, pois as reservas de pré-sal estão em alta profundidade sob várias camadas.

O primeiro óleo extraído do pré-sal foi no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, no dia 02 de setembro de 2008.

Atualmente, 80% do petróleo produzido pela Petrobras vêm do pré-sal – são 31 plataformas e 5,5 bilhões de barris extraídos de águas profundas. Num futuro próximo, segue como o principal investimento da área de energia. Serão mais 11 novas plataformas até 2027. O pré-sal receberá 67% de todo o investimento da Petrobras (US$ 64 bilhões) em exploração e produção nos próximos 5 anos. O desempenho nas reservas do pré-sal levou o Brasil a ser autossuficiente e até exportador de petróleo (apesar de ainda ter de importar derivados como o diesel). Eles importam o petróleo e nós temos que comprar o diesel porque o nosso petróleo, e a características de nossas refinarias, não permite que nós tenhamos todo o diesel que a gente precisa.

Enfim, o Brasil pode até ser autoficiente em petróleo, mas não é em todos os seus derivados. Precisamos de mais tecnologia, mão de obra qualificada e educação para se tornar completos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário