Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Psicopedagogia no ambiente escolar.

A psicopedagogia auxilia no desenvolvimento integral dos estudantes e contribui para o aprimoramento da qualidade educacional. Logo, ela é fundamental para o desenvolvimento holístico dos estudantes.

Ao compreender as necessidades individuais e os desafios de aprendizagem dos alunos, a psicopedagogia promove estratégias de intervenção que visam melhorar o desempenho escolar e o bem-estar emocional dos estudantes.

A psicopedagogia no ambiente escolar não se limita apenas à identificação de dificuldades de aprendizagem, mas também atua no desenvolvimento de habilidades como: autonomia, organização e gestão do tempo. Isso contribui para uma formação mais completa e prepara os alunos para os desafios da vida.

Ela é respaldada por teóricos renomados. Por exemplo, o psicólogo russo Vygotsky, para quem a aprendizagem é um processo social e cultural, sendo mediada por interações e contextos. Nesse sentido, ela pode (e deve) criar ambientes de aprendizagem que promovam a colaboração, a troca de conhecimentos e a construção conjunta do saber.

A importância da psicopedagogia no ambiente escolar também está ligada à promoção da saúde mental dos estudantes, através de estratégias e ações que vão desde oficinas até rodas de conversas. O alto nível de estresse, ansiedade e pressão pode afetar negativamente o desempenho e o bem-estar dos alunos. Nesse contexto, a atuação da psicopedagogia é crucial para identificar sinais de dificuldades emocionais e oferecer suporte psicossocial e, se necessário, o devido encaminhamento para uma equipe multidisciplinar.

A Psicopedagogia também auxilia na criação de estratégias de aprendizagem personalizadas, considerando os estilos cognitivos individuais e as preferências de aprendizado dos alunos. Isso aumenta a eficácia do processo de ensino e contribui para uma experiência escolar mais satisfatória. Podem ser realizados atendimentos de forma individualizada, acolhendo as demandas pontuais dos alunos, assim como alinhar ações junto ao corpo docente e coordenação para favorecer um melhor aproveitamento pedagógico, mirando a promoção de habilidades e competências necessárias ao avanço dos alunos.

Enfim, a presença atuante da psicopedagogia no ambiente escolar é, portanto, fundamental para o desenvolvimento holístico dos estudantes, promovendo aprendizado, saúde mental e preparação para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário