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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

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segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Lula: reciclagem e ampliação!

 A reciclagem de marcas e a ampliação do público-alvo.

Até agora, vô Lula reciclou 04 programas de seus governos passados (e já criou outros 03 novos), todos voltados para a baixa renda, isto é, quem ganha entre 0 e 2 salários mínimos (porém, há uma tática de mirar na Classe Média). Também já anunciou a volta do Mais Médicos e do Novo PAC (de Dilminha). Afinal, esses projetos possuem uma carga forte no imaginário das pessoas.

Não só é difícil criar uma marca, mas também fazê-la emplacar. É um desafio atém mesmo no mercado publicitário e privado. Afinal, o maior desafio de qualquer marca é instalar na cabeça do consumidor a ideia de benefício de seu produto, que o faz voltar a comprar. Em política é a mesma coisa. Vimos nas últimas eleições programas serem renomeados/rebatizados/reformulados e agora reeditados porque deixaram fortes registros na cabaça das pessoas. Porém, o Governo precisa ter estratégias segmentadas para os diferentes grupos eleitorais.

Retomando o que deu certo, Lula deseja contemplar o eleitorado da última eleição cumprindo promessas entre o eleitorado em que ele foi vitorioso (os mais pobres, com Ensino Fundamental completo ou incompleto). Por outro, com ações como o “Voa, Brasil”, ele conquista a simpatia da população e atinge várias classes, principalmente do grupo que ganha de 2 a 5 salários. Com isso, Lula já alcançou mais de 70% do eleitorado do país!

Enfim, nomes de antigos programas voltam com a estratégia de reforçar ‘legado’ petista, mas novas apostas buscam atrair também eleitorado de classe média. É certeira essa opção do governo de reeditar programas antigos sem deixar de criar alguns novos (isso reforça a ideia de legado). Porém, a comunicação com a população é o ponto principal para respaldar essa estratégia.

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