A reciclagem de marcas e a ampliação do público-alvo.
Até agora, vô Lula reciclou 04 programas de seus governos passados (e já criou outros 03 novos), todos voltados para a baixa renda, isto é, quem ganha entre 0 e 2 salários mínimos (porém, há uma tática de mirar na Classe Média). Também já anunciou a volta do Mais Médicos e do Novo PAC (de Dilminha). Afinal, esses projetos possuem uma carga forte no imaginário das pessoas.
Não só é difícil criar uma marca, mas também fazê-la emplacar. É um desafio atém mesmo no mercado publicitário e privado. Afinal, o maior desafio de qualquer marca é instalar na cabeça do consumidor a ideia de benefício de seu produto, que o faz voltar a comprar. Em política é a mesma coisa. Vimos nas últimas eleições programas serem renomeados/rebatizados/reformulados e agora reeditados porque deixaram fortes registros na cabaça das pessoas. Porém, o Governo precisa ter estratégias segmentadas para os diferentes grupos eleitorais.
Retomando o que deu certo, Lula deseja contemplar o eleitorado da última eleição cumprindo promessas entre o eleitorado em que ele foi vitorioso (os mais pobres, com Ensino Fundamental completo ou incompleto). Por outro, com ações como o “Voa, Brasil”, ele conquista a simpatia da população e atinge várias classes, principalmente do grupo que ganha de 2 a 5 salários. Com isso, Lula já alcançou mais de 70% do eleitorado do país!
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