Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

1º Corte da Selic: processo desinflacionário!

Vô Lula consegue o primeiro corte de juros após 3 anos (desde agosto de 2020 que o BC não fazia um corte na Selic)!

- o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário.

- iniciou um ciclo gradual de flexibilização monetária.

- só foi vô Lula colar Gabriel Galípolo e Ailton Aquino (os dois novos diretores indicados por Lula) no Copom e a Selic caiu. Derrubou um pouquinho também a inflação (IPCA), de 5% para 4,9%, e a meta é cair para 3% até 2025.

- A Selic ficou 1 ano parada em 13,75%. Foram 12 aumentos consecutivos desde 2021.

- Porém, a estabilização da inflação requer aumento na arrecadação federal (o governo precisa recolher R$ 130 bilhões a mais!).

- A inflação caiu com a queda de preços dos combustíveis, dos artigos de residência (eletrônicos), alimentação e bebidas. Desaceleração...



Como o corte da Selic afeta a vida do brasileiro?

·       Impacta o endividamento das famílias: juro menor poderá dar alívio para os brasileiros com contas em atraso. O país registrou neste ano 70 milhões de brasileiros com o CPF negativado. Com a redução da Selic, tende a ficar mais fácil arcar com as parcelas de um empréstimo.

·       O financiamento imobiliário: financiamento da casa própria passará a pesar menos no bolso, com prestações mais baratas.

·       O crédito às empresas (pegar empréstimo e investir nos negócios): custo mais baixo deve encorajar companhias a levantar recursos e investir nos negócios.

·       Atividade econômica: redução da Selic tende a dinamizar o consumo e a produção. As famílias se sentem mais incentivadas a comprar bens de maior valor agregado, como carros e imóveis. Ou ampliam o consumo de outras despesas, como viagens e eletrodomésticos. Assim, o setor industrial tende a aumentar a sua produção, e a atividade econômica ganha tração. Mas este processo não é imediato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário