Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 23 de julho de 2023

Goiânia ostentação.

A capital do agro e do luxo no Cerrado vira boom de consumo no centro do país.

A capital do Goiás, no centro do país, cresceu muito. Goiânia chegou a +1,4 milhão de moradores, um crescimento populacional de 10,4% em pouco mais de uma década. Além dos olhares do país, a cidade atrai novos moradores e investidores atrás dos sinais explícitos do vigor econômico: o PIB do estado subiu 6,6% em 2022, acima da média nacional de 2,9%.

Impulsionada pelo agronegócio, pela indústria automobilística e um polo farmacêutico nos arredores, a cidade passa por uma metamorfose – ganhando restaurantes requintados, comércio de grifes luxuosas e imóveis de alto padrão (condomínios e casas suntuosas). Estamos falando de Rooftop badalado, fila para carro de luxo (um Porsche, cujo preço pode ultrapassar R$ 1 milhão, e vendendo uns 23 por mês para empresários do agronegócio, óbvio!), Shoppings, restaurante no alto de 190 metros com vista a uma das paisagens mais bonitas da região, também ampliou a sua estatura urbana, com edifícios de 52 andares (o mais alto) e até atendimento premium em hospitais de ponta (uma unidade do Hospital Albert Einstein, a primeira fora de São Paulo, e que tem 20% dos pacientes do Norte e Nordeste)! Também ganham destaques os procedimentos estéticos, com fluxo aumentado em 10x após a pandemia (com procedimentos que chegam a R$ 150 mil). Isso sem falar de festas milionárias de comemoração de 15 anos de filhos de casais de empresários...

Inundada pelo dinheiro do agronegócio cresce o mercado de luxo. O goiano começou a viajar mais, o que modificou a cultura e os hábitos de consumo. São muitos carros importados e famílias com uma condição bem vantajosa.

“Goiânia tem 1,5 milhão de habitantes, mas todo mundo se conhece. Tem muito dessa mentalidade: ‘Fulano fez aquela festa, então quero a minha melhor’”.

Enfim, é muita pujança e pouca moderação. O que oferecer a quem já tem tudo? Qualidade, Ostentação... O pior que a empolgação só cresce, arrastando com ela as desigualdades sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário