Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Revertendo a destruição na Amazônia.

Notícia boa!

Não temos direitos de propriedade sobre o planeta. 

Estamos como convidados, entre tantos outros, e devíamos comportar-nos como tal. 

Os alertas de desmatamento caíram 31% na Amazônia (entre janeiro-maio/2023), na comparação com o mesmo período do ano passado, na gestão do Verme (Fonte: imagens do sistema Deter, do Inpe). Houve registro de solo exposto, mineração ou desmatamento numa superfície de 1.986 Km2, menor número desde o primeiro ano do governo Bolsonaro.

Desde janeiro, o Ibama aplicou 2.560 autos de infração (ante média de 917 no governo anterior), emitiu multa no valor de R$ 1,5 bilhão (quase o triplo), promoveu 1.563 embargos (128% a mais), triplicou a destruição de equipamentos usados em crime ambientais e dobrou as apreensões. Noutra frente, houve cancelamento de créditos e a identificação de áreas inscritas no CAR (Cadastro Ambiental Rural) com sobreposição a Unidades de Conservação e terras indígenas. Parte delas foi cancelada ou suspensa.

Cerrado continua pedindo socorro! No Cerrado, os alerta atuais de desmatamento corresponde a uma área de 3.532 Km2, uma alta de 35% - e novo recorde. A atuação do Ibama não registrou o mesmo patamar de autos de infração, apreensões, multas e destruição de equipamentos visto na Amazônia. Dos 10 municípios que mais contribuíram para o desmatamento na região, 6 estão aqui na Bahia (e 77% da área corresponde a imóveis com registro no CAR). O MMA atribui aos estados a responsabilidade por fiscalizar a remoção da vegetação.

Enfim, consegue perceber a importância dessa questão para o futuro não apenas da economia brasileira, mas de todo o planeta? Já temos os primeiros sinais positivos de reversão dos recordes sucessivos da destruição provocada no governo do Verme. Será que conseguiremos cumprir a meta de desmatamento zero prometida para 2030? Lula.4.5...

Nenhum comentário:

Postar um comentário