Lula 3 conseguiu agradar, em seus primeiros 5 meses, uma parte relevante dos eleitores que votaram no ex-presidente Verme no segundo turno de 2022. O levantamento aponta que 8% desses eleitores classificam hoje o governo como ótimo ou bom, e 33% como regular, totalizando 41% no universo de eleitores de Bolsonaro que não veem a gestão Lula 3 como negativa. Entre os que escolheram o petista, 68% consideram seu governo ótimo ou bom e 27% o classificam como regular. Apenas 3% avaliam a atual gestão petista como ruim ou péssima.
Apesar da polarização política, 19% dos que apertaram Verme 22 nas urnas, eles indicaram aprovar a maneira de governar de Lula. Já 16% dizem confiar no atual presidente.
A aprovação à maneira como Lula governa chega a 63% entre eleitores do Nordeste, a 62% entre os que estudaram até o ensino fundamental e a 59% entre os católicos. O presidente tem índice de desaprovação acima da média entre evangélicos (51%).
Enfim, eis aí o reflexo da “força do Estado”, principalmente na população de renda mais baixa, que é mais impactada pelas políticas públicas.
(Pesquisa de opinião Ipec/O GLOBO).
Nenhum comentário:
Postar um comentário