Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

quarta-feira, 28 de junho de 2023

G20 e uma boa agenda.

 O meio digital formou as maiores companhias do mundo em pouco tempo, com capacidade de transformar a essência de todos os outros setores, capturando a atenção da sociedade e chegando ao ponto de ameaçar democracias.

Países emergentes nunca estiveram adequadamente representados na governança e discussão econômica global. Nasceu o G20 (19 países + União Europeia), em 1999. O grupo representa hoje cerca de 65% da população mundial, 79% do comércio global e pelo menos 85% da economia mundial.

Para que estejam bem representados na fita, é preciso prover líderes com estudos de qualidade e impacto. No caso da Agenda da Presidência Brasileira, é possível que estejam presentes os seguintes temas:

- segurança alimentar e nutricional;

- combate à pobreza e à desigualdade;

- combate a todas as formas de discriminação;

- empoderamento feminino;

- questão ambiental;

- biodiversidade e mudança climática;

- reforma da governança multilateral e do sistema financeiro internacional;

- financiamento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário