Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sábado, 13 de maio de 2023

Planeta Tech e Sustentável?

Como a tecnologia pode favorecer a preservação da biodiversidade?

·       Aliar conhecimentos tradicionais dos indígenas à tecnologia para proteger a floresta.

·       Fazer a produção ocorrer (café, cacau...) em simbiose com a natureza.

·       Usar o Google Earth, um mapa cultural, smartphones e uma plataforma de coleta de dados móveis de código aberto para denunciar a extração ilegal de madeira e monitorar o estoque de carbono de suas florestas;

·       Usar combustíveis alternativos nos motores de caminhões;

·       Acordos de descarbonização junto a empresas e siderurgias, recuperação de áreas degradadas, a economia circular como a utilização de rejeitos da mineração na produção de tijolos, etc.

·       A transição energética dos combustíveis fósseis para as fontes renováveis;

·       Restauração ecossistêmica: uso de geolocalizador nas mudas de árvores nativas para monitorar seu crescimento mesmo de longe. Com isso, restaurar a Mata Atlântica do Refúgio Pau-Brasil, no sul da Bahia;

·       Estimular os carros elétricos;

·       Ofertar alimentos e condições de procriação a animais nativos;

·       Conectar empresas e pessoas que queiram apoiar a preservação com as comunidades locais;

·       Ajudar no reflorestamento pelos ares. Com um drone, que possui a capacidade de carregar centenas de sementes, é possível alcançar locais de difícil acesso e acelerar o trabalho de plantio.

·       A história dos próximos anos será feita de “e” e não de “ou”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário