Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 14 de maio de 2023

Mãe: a influencer da vida real.

 Mulher atual: a prioridade é o trabalho ou os filhos? É possível os dois?

A média atual no Brasil de filhos por casal é menos de dois (1,7 filho por mulher). Isso porque a tendência atual das mulheres é de se voltarem para suas carreiras profissionais, com ideais de autonomia, e graças também ao acesso a serviços e informações sobre métodos contraceptivos, e, portanto, terem famílias enxutas. Mas, há mães com “ninhos lotados”, da velha escadinha, e que vivem rotinas complexas, de angústias e realizações – uma maternidade exagerada e incomum.

Porém, não deixa de ser uma possibilidade, com lugar de fala entre feministas e não feministas. Afinal, cada mulher é universo particular.  

O segredo de todas elas é saber educar os filhos de forma respeitosa, cumprindo a missão de vestir, alimentar e garantir estudo, algo cada vez mais difícil nos dias de hoje, tanto para mães como professoras.

Rotina de afeto, angústia e realizações...

Enfim, “perrengues” de um “maternar” superlativo das que fazem do útero um forno de produção de forma consciente. O segredo de ter muitos filhos é ter regras. Nada de estressa com bagunça, e dormir todos os dias às 20h30 como um ritual sagrado, pois é preciso descansar. São mães que nunca viram suas crianças e a carreira como concorrentes.

O fenômeno de mães fora da média nacional pode ter origem na retomada do tema maternidade para o centro das discussões na esfera pública – seja por aspectos progressistas, com maior participação dos homens na divisão de tarefas domésticas, ou mais conservadores: há vários sinais de que, no campo mais progressista, a gente também tem uma chamada à maternidade, porque enxergam no maternar a possibilidade de autonomia enquanto mulher.

Enfim, não importa se grande ou pequena. A grandeza da família se mede pela capacidade de um cuidar do outro e de se amarem. E, se for mais de um filho, que um saiba cuidar e tomar conta do outro. Isso é o que mais importa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário