Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

O Bloco dos Fiéis.

Quem será o novo dirigente da bancada Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional?

Fundada em 2003, a bancada foi um dos pilares do antigo governo e se engajou na campanha à reeleição de Bolsonaro à Presidência. Ela tem como dirigente atual Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

Quais seriam algumas das qualidades (ou defeitos) para o novo líder? Ter bom trânsito entre diferentes igrejas, evitar rachas na bancada, romper com o passado recente e radical no bolsonarismo, ter diálogo com o novo governo ou manter o discurso de oposição construtiva sem concessões, criticar as manifestações antidemocráticas que sucederam a eleição. Esses aspectos recaem como divergências políticas dentro do bloco que, tradicionalmente, escolhia seu líder a cada 2 anos sem necessidade de votação. Agora, terá pleito.

Qual parlamentar será o novo líder? Há quatro candidatos ao posto:

1.     Carlos Viana (senador do PL-MG, da Igreja Batista);

2.     Otoni de Paula (MDB-RJ, pastor da Assembleia de Deus de Madureira);

3.     Eli Borges (PL-TO, da Assembleia de Deus e atual porta-voz da Frente);

4.     Silas Câmara (Republicanos-AM, ligado à Assembleia de Deus de Belém do Pará).

Rachas políticos se refletem na disputa sobre o tipo de relação com o governo Lula e o apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-Alagoas). Nesta legislatura, a estimativa é que os evangélicos sejam 102 deputados e 13 senadores, o equivalente a 20% da Câmara e 16% do Senado. Só os Republicanos têm 19 parlamentares evangélicos.

Enfim, já sabemos que essa gente prioriza a pauta de costumes e Projetos de Lei alinhados às bandeiras do grupo, como por exemplo, o Estatuo do Nascituro, texto que coloca o direito à vida como inviolável desde a concepção, impedindo o aborto até mesmo nos casos hoje permitidos por lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário