Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 27 de novembro de 2022

Breve tempo na Terra...

 Quem surgiu primeiro?

O passado...

Quem surgiu primeiro, a Física ou a Química? Foi a Física! Primeiro surgiram a energia e a matéria. Depois que veio a formação dos átomos e das moléculas, isto é, a Química. O Universo data 13,5 bilhões de anos, e a partir daí é que se traça a linha do tempo ‘das histórias’.

Nosso jovem planeta Terra se formou há 4,5 bilhões de anos, e já tem tantos problemas! Tudo começou com o início da Biologia, isto é, o aparecimento dos organismos há 3,8 bilhões de anos.

Esses organismos foram ficando mais complexos, até formar a última avó em comum de humanos e chimpanzés, há 6 milhões de anos. Daí a evolução do gênero Homo na África e as primeiras ferramentas de pedra. Estamos há 2,5 milhões de anos.

Com 2 milhões de anos esses humanos se difundem da África para a Eurásia. A evolução das distintas espécies humanas explode. 500 mil anos Neandertais evoluem na Europa e no Oriente Médio. E, com 300 mil anos veio o uso cotidiano do fogo. Com 200 mil anos o bendito Homo sapiens evolui na África Oriental.

Ah, incríveis 70 mil anos! Revolução Cognitiva!!! Surgimento das narrativas ficcionais. Início da história. Os sapiens se dispersam a partir da África. Com 45 mil eles já povoam a Austrália. Enquanto isso, extinção da megafauna australiana. Com 30 mil, extinção dos neandertais.

16 mil anos e os sapiens se estabeleceram na América. Lá se foi a megafauna americana, extinção. Com 13 mil anos, extinção do Homo floresiensis. O Homo sapiens é a única espécie humana sobrevivente. 12 mil anos e vem a Revolução Agrícola. Domesticação de plantas e animais. Povoações permanentes.

5 mil anos, primeiros reinos, sistemas de escrita e de dinheiro. Religiões politeístas. 4.250 anos, primeiro império – o Império Acádio, de Sargão. 2500 anos, invenção da moeda – câmbio universal. Também o Império Persa – uma ordem política universal “para o bem de todos os humanos”. Budismo na Índia – uma verdade universal “para libertar todos os seres humanos do sofrimento”.

Com 2 mil anos, o Império Han na China. Império Romano no Mediterrâneo. Cristianismo. 1400 anos, Islamismo.

500 anos a Revolução Científica. A humanidade admite sua ignorância e começa a adquirir um poder sem precedentes. Os europeus começam a conquistar a América e os oceanos. O planeta todo se torna um único palco histórico. Ascensão do capitalismo.

Com 200 anos, a Revolução Industrial. Família e comunidade dão lugar a Estado e mercado. Extinção em massa de plantas e animais.

O presente: os humanos transcendem as fronteiras do planeta Terra. Armas nucleares ameaçam a sobrevivência da humanidade. Os organismos são cada vez mais moldados pelo design inteligente e não pela seleção natural.

O futuro: o design inteligente vai se tornar o princípio básico da vida? O Homo sapiens será substituído por super-humanos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário