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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

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sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Pendências da COP27.

Negociadores correm para fechar um acordo, mas ainda há questões em aberto, sem consenso:

1.      A criação de um fundo de compensação financeira para países pobres que sofrem com as perdas e danos com as mudanças climáticas (é a principal demanda de 130 países em desenvolvimento que estão na Conferência e pressionam por essa indenização imediata porque desde 2009, na COP15, os países mais ricos se comprometeram a transferir por ano, a partir de 2020, US$ 100 bilhões a esses países para eles lidarem com as consequências das mudanças climáticas, mas isso ainda não estão sendo executado);

2.      Parte dos países defende o fim do uso dos combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão), não há consenso.

3.      A criação de um programa para monitorar a redução de emissão de GEEs.

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