A partir dos 04 anos de idade...
A idade da razão!
Essa fase é muito importante, porque é quando as crianças:
- gradualmente
deixam de agarrar-se aos estímulos concretos do presente, basicamente
sensoriais, e conseguem raciocinar de modo mais abstrato, pensando em situações
recuperadas do passado e imaginadas para o futuro.
- também se
tornam mais independentes dos pais,
- estabelecem
relações mais maduras com seus pares e com outros adultos,
- tornam-se menos
egocêntricas e mais capazes de reconhecer as ideias dos outros.
- é a idade em
que a razão se estabelece com toda sua maravilhosa variedade.
- fundamental processo de transição para construir seres humanos dotados de empatia, espírito coletivo e ações criativas.
Essa constatação é neurocientífica. Ou seja, está baseada em estudos científicos que revelam como se organizam nessa fase dos 4 anos os três níveis de coordenação funcional do cérebro: as regiões cerebrais, as redes neurais e as conexões entre redes.
Um exemplo. A partir dos 4 anos o “córtex visual” (região que recebe as imagens captadas o mundo) que fica na parte de trás do cérebro, começa a fazer conexão com a “rede atencional” (região responsável pelo foco e concentração) que fica na frente do cérebro. É essa conversa entre as duas redes que permite concentrarmos no que importa, dentro da cena visual complexa que sempre se apresenta diante de nós. E ambas confluem para a “rede de processamento complexo”, responsável pela sintonização com a memória, pois lhes dá significados que podem ser bastante abstratos.
Alguns estudos anteriores postulavam que essa maturação se dava de trás para frente do cérebro (maior atividade funcional nas regiões visuais, e pouco a pouco a maturação das redes cognitivas complexas). Outros estudos mais atuais apontam amadurecimento simultâneo, desenvolvendo na verdade a coordenação entre as redes. Em outras palavras: o que a criança ganha entre os 4 e os 10 anos é conectividade entre as redes cerebrais.
CONCLUSÃO: bem cedo na vida, o cérebro das crianças está pronto para os raciocínios complexos e abstratos. Só falta conectar esse sistema à entrada de informações que vêm do ambiente. A razão já está quase pronta para funcionar nas crianças de 4 anos. O que falta é estimular a conectividade cerebral. Papel da escola, da família e da sociedade em geral. A idade da razão chega mais rápido quando a sociedade ajuda!
Enfim, por isso
que a partir dos 4 se tem a idade da razão = áreas importantes do
cérebro dão sinais de interconexão e, portanto, avanço em capacidades tais
como: uma metáfora que demanda interpretação ou um raciocínio que leva a uma
conclusão. Viva
a pré-escola!
Nenhum comentário:
Postar um comentário