Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Infarto a dois.

 O quão feliz você é ao lado da pessoa amada?

O estresse no cotidiano a dois pode afetar o coração.

Nos primeiros anos, o casamento tende a ser um mar de rosas, onde nada dá errado. As discussões do dia a dia são minimizadas, e o casal está disposto a fazer de tudo para o relacionamento funcional. Porém, com os anos, a atenção vai diminuindo e os problemas podem aparecer. Assim, qual é o nível de qualidade sexual e emocional do seu relacionamento?

Após um tempo da união a dois a vida começa a ficar monótona, estressante, e os casados deixam de lado suas próprias metas e ambições. Um relacionamento longo e ruim (estresse conjugal grave) realmente pode interferir na saúde física do casal. O principal risco é de infarto. Isso quer dizer que o estresse experimentado na vida cotidiana, como o conjugal, pode afetar a recuperação de adultos após um ataque cardíaco. Casados estressados têm pontos a menos em uma escala de qualidade de vida para saúde do coração – o músculo realmente sente!

Ou seja, o estresse no casamento afeta a saúde do coração. Conflitos e infelicidades no cotidiano dos casais são fatores que afetam qualidade de vida e recuperação de ataques cardíacos. Cônjuges estressados têm mais dores no peito e tendem a voltar ao hospital.

Isso é sério, porque num país onde a cada 2 minutos morre uma pessoa devido a uma enfermidade cardiovascular? O estresse conjugal vem para piorar esse dado.

Enfim, as principais causas do infarto são estilo de vida, sedentarismo, tabagismo, hipertensão arterial e diabetes. Agora somamos o estresse. Vamos ficar por dentro dos sintomas e buscar se tratar, tanto da saúde física quanto da saúde a dois! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário