Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

terça-feira, 22 de novembro de 2022

50 mil vidas!

 

Quantos idosos teriam sido salvos se a vacinação contra a Covid-19 tivesse começado antes no Brasil?

De janeiro a agosto de 2021, as vacinas contra a Covid-19 salvaram a vida de 54 a 63 mil brasileiros com mais de 60 anos (e evitou até 178 mil internações). Porém, caso a vacinação tivesse começado antes nesse público, 50 mil vidas a mais teriam sido salvas (Fonte: pesquisa da The Lancet).

É importante que todas as faixas etárias estejam imunizadas, inclusive as crianças. Desde setembro, a ANVISA incluiu o uso da vacinação para crianças entre 6 meses e 4 anos, mas só recentemente as poucas doses passaram a ser oferecidas em alguns estados restritas a crianças com algum tipo de comorbidade. Porém, a vacinação deveria ser liberada para todas as crianças simultaneamente. Afinal, 70% dos casos graves acontecem em crianças sem comorbidades; 50% dos óbitos que aconteceram no país aconteceram em crianças e adolescentes sem comorbidades.

Isso significa que, num futuro próximo, novas pesquisas mostrarão outras milhares de vidas perdidas pela irresponsabilidade do Governo.

Enquanto isso, a ANVISA aprovou pela 1ª vez, a venda em Farmácia de um medicamento contra a Covid-19. O antiviral é o PaxLovid, que é de uso adulto e só pode ser vendido por prescrição médica. O remédio só é indicado para pacientes com maior risco de desenvolver sintomas graves da Covid. Ele já é vendido nos EUA e Canadá, e já está.

Enfim, só reforça a importância da antecipação da vacina para salvar vidas, com planejamento e agilidade!


Casos de Covid-19 voltam a assustar o Brasil nos 13 primeiros dias de novembro/2022: só nas duas primeiras semanas do mês, o número de testes superou todo o mês de outubro - e os resultados positivos dobraram! No Estado de SP a mévia móvel de internações subiu +172%.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário