Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Por que MG gera entusiasmo a cBozo?

Colégios eleitorais por região:

Sudeste: 42,64%.

Sul: 14,42%.

Centro-Oeste: (7,38%).

Nordeste: 27,11% do eleitorado.

Norte: (8,03%)

1.     Porque o governador Romeu Zema (Novo) foi reeleito com uma vitória expressiva no 1º turno: 56% dos votos (6 milhões), e reúne em seu arco de alianças centenas de prefeitos. É bem o grupo que a campanha de Bozo mira ver trabalhando para virar votos no estado, o único da região Sudeste que Lula ficou à frente (e o 2º maior colégio eleitoral do Brasil).

2.     Bozo teve 5,2 milhões de votos em MG, ou seja, há espaço para crescer junto a eleitores do governador mineiro.

3.     Levantamento mostra de que há votos em potencial a serem conquistados em MG, SP e RJ: 2,9 milhões. Aí se está considerando o desempenho de Romeu Zema (MG), Castro (RJ), Tarcísio e Garcia (SP). Todos do Republicanos. Enfim, votos em potencial.

4.     O troca-troca aí é ajudar na recuperação fiscal de MG.

5.     O estado de MG é aquele em que o perfil do eleitorado mais se assemelha à média nacional.

6.     Logo, quem vence a disputa em MG sagra-se vitorioso no país.

7.     No 1º turno, justamente pelo peso de Lula no estado, Zema evitou nacionalizar a disputa e evitou a se vincular a cBozo, a quem já criticou, inclusive, durante a pandemia, pelo incentivo a aglomerações.

8.     A máquina do governo de MG e os seus 56% obtidos por Zema vão impactar de forma significativa o desempenho do presidente, no próximo dia 30, no 2º maior colégio eleitoral do país.

9.     MG exerce certo fetiche nas análises políticas por ser um microcosmo do país, com diferenças regionais marcantes, e estado onde todos os presidentes eleitos desde a redemocratização venceram.

10.  Lula obteve 5,8 milhões de votos em MG (48,3%), enquanto Bozo ficou com 5,2 milhões (43,6%). A missão de Bozo é tentar se aproximar dos 6,1 milhões de votos que obteve 4 anos atrás no estado. E ele já tem uma boa foto com o Governador para animar a militância.

11. Entre os maiores colégios eleitorais, Lula é prejudicado pela abstenção em Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário