Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Negros e Mulheres no Congresso - 2023.

 Partidos que + elegeram deputados federais negros são de direita - seguiram a tendência de Netinho, foi?

PL: 25

Republicanos: 20.

União Brasil: 17

PP: 15


PT: 16

MDB: 8; PSD: 6; Podemos: 5; Pros: 02; Solidariedade: 01; Avante: 02. 


Havia mais candidatos negros (49,6%) do que brancos (48,8%) nessa eleição. Porém... 

Dos 513 parlamentares eleitos para a Câmara, somente 135 (108 pardos e 27 pretos) são negros (26%), ante 24% há quatro anos. Os outros 369 são brancos (72%).

Na Câmara dos Deputados, as mulheres passarão a ser 18% dos 513 deputados, ante os 15% eleitos em 2018.

O novo Congresso terá pela primeira vez 2 mulheres transgênero e a maior bancada de indígenas da História, com 5 representantes. 

É verdade que, no Senado, as mulheres perderam dois assentos (haverá apenas 10 senadoras entre os 81). Serão, em contrapartida, 20 senadores negros, ante os atuais 14.

Embora um número ainda pequeno, como mais negros e mulheres chegaram ao Congresso?

1.     Reflete o debate em prol da diversidade. Nos últimos anos tem crescido essa discussão nos lares, nas ruas, na cultura, na educação e nos negócios. Faz sentido que o tema se reflita também na política;

2.     Lei que destina mais recursos a candidaturas específicas. Essa Lei obrigou os partidos políticos a destinar mais recursos da campanha eleitoral a candidaturas de mulheres e negros – pelo menos na Câmara. 

Considerações: etnia, gênero e origem não determina o caráter de uma pessoa. A diversidade é bem-vinda no campo da representatividade democrática, mas a unidade na/da esquerda se faz mais com consciência de classe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário