Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

A autorização da realidade.

Se apenas a prosperidade social determinasse o perfil de um país, como explicar que nos EUA republicanos e democratas se sucedem no poder? Isso também vale para o Brasil! Vejamos...

O Brasil seria conservador se... Lula não tivesse chegado na frente. Então, o correto é dizer que o país é “majoritariamente” conservador, porque o bolsonarismo também avançou muito, elegendo senadores, dando votações espetaculares a ex-ministros que tiveram péssima atuação, como Eduardo Pazuello (na Saúde) e Ricardo Salles (no Meio Ambiente). É um país com tendência conservadora porque elegeu um Congresso de maioria conservadora.

Essa realidade crua desmentiu parcialmente as pesquisas, estragou ilusões e arruinou esperanças. Um golpe na situação como ela deveria ser. Então teremos que conviver com o útil (Lula) e o desagradável (o bolsonarismo). Dependerá de capacidade de negociação superior e respeito aos princípios republicanos. Afinal, existem muitas alianças entre diferentes camadas, visões de mundo divergentes.

De um lado, uma pequena elite abastada; do outro, muita gente vinda do interior sofrido para uma vida difícil da periferia dos grandes centros urbanos (e até vice-versa). Vai pulsar aí complexidade e dependência. Dependência de políticas sociais que fará vencedoras alianças progressistas.

Enfim, o mérito não é um valor absoluto. A solidariedade é importante para manter o tecido social coeso. É preciso convivência cotidiana e proximidade para entender e interpretar esses anseios. 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário