“Eu poderia ficar parado no meio da Quinta Avenida e atirar em alguém e, ainda assim, não perderia nenhum eleitor” (Trump, em campanha de 2016).
Após a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, políticos do próprio partido de Donald Trump se voltaram contra ele. Acontece que, 8 dos 12 deputados do partido que chegaram até votar a favor do impeachment dele ou anunciaram aposentadoria da política ou foram derrotados por trumpistas nas primárias. É que neste ano os EUA estão por primárias que renovarão o Congresso norte-americano. Teve até senadores, com alta voz antitrumpista dentro do partido, que foi derrotada.
De onde Trump retira tanto controle?
·
Principalmente do enorme fascínio que exerce sobre os eleitores identificados com a legenda (65%);
·
Ele também conhece como poucos a
máquina republicana;
·
É competente na costura
meticulosa de conchavos políticos;
· E ainda tem 70% dos republicanos que dizem acreditar na mentira de que Trump foi roubado na última eleição e consideram Joe Biden um presidente ilegítimo.
Donald Trump conquistou o domínio incontestável do Partido Republicano, e muitos apostam que será o candidato a presidente da legenda em 2024. Mas, é preciso pressionar essa sombra a adiar o lançamento de sua candidatura, além de fortalecer o antitrumprismo antes que seja tarde demais.
Enfim, a democracia mais longeva do mundo continua em grande perigo. E nós
também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário