Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Quando a Pandemia vai acabar?


·         Uma novíssima geração de vacinas na mira dos pesquisadores. Quando é que a gente vai conseguir se livrar de vez do vírus da Covid-19?

- novo tipo de vacina que evita até a infecção – a vacina de spray, aplicada no nariz.

- várias cidades voltaram a recomendar, e não a obrigar, o uso de máscaras em lugares fechados. Exemplos: DF, RJ, SP e Curitiba.

- 100 pacientes: 60 enfermaria e 40 UTI.

- e estão vacinados com 3 doses. O que está acontecendo?

1) é possível que se tenha que desenvolver outro tipo de vacina;

2) é possível que precise de outros reforços;

3) é possível que tenhamos outro tipo de vírus que reaja a essa vacina.

- o que está acontecendo com a atual geração de vacinas? Por que elas não dão conta de acabar com a Pandemia?

1) Nós estamos num momento muito crítico da pandemia, o vírus evoluiu e rapidamente. E as vacinas não, que foram desenvolvidas para a cepa inicial (a cepa de Wuhan, no fim de 2019). De lá para cá mutações variantes: Alfa, Beta, Gama, Delta, Ômicron. Subvariantes: BA.2, BA.4, BA.5, BA.2.12.1. Os vírus seguem milhares de rotas evolutivas diferentes. O foco agora é na variante Ômicron e suas subvariantes, que estão se especializando em escapa da imunidade.

2) A vacina de reforço já tem algum tempo. Com 4 a 5 meses você tem uma queda significante na proteção.

·         A vacina salva vidas porque ela impede que a doença se agrave. Se um vacinado pegar Covid será com pouca ou nenhuma gravidade. Mas, observa-se uma queda nessa proteção também. Para superar essa queda é preciso 2 avanços principais:

: criar vacinas que funcionem contra todas as variantes do vírus, porque não dá para ficar atualizando as vacinas a cada nova variante (universal).

: spray nasal.

·         Controlar uma pandemia como essa da Covid-19, num país como o Brasil, é um desafio enorme. Enquanto não chega a nova geração de vacinas, o que ainda pode levar tempo, resta seguir a ciência. As vacinas atuais são a nossa melhor defesa que temos contra a Covid-19.

·         Todas as doses de reforço que forem necessárias, momento de cautela, uso de máscara em ambientes fechados e transporte coletivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário