Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

terça-feira, 7 de junho de 2022

Conflito na Ucrânia - físico e simbólico.

A tensão na Ucrânia não é apenas no campo físico de batalha, mas, sobretudo, no campo simbólico das narrativas.

1. Versão dos EUA: jornalistas americanos sofreram ameaças na Rússia. Alegam que simplesmente não existe liberdade de imprensa na Rússia, pois no país jornalista pode pegar 15 anos de prisão se chamar o que está acontecendo na Ucrânia de "guerra". É uma “Operação Militar Especial”. Os russos usam a retórica da liberdade de expressão para controlar, de toda forma, o discurso. Nada mais é do que uma narrativa frágil de Putin.

2. Versão da Rússia: jornalistas russos nos EUA estão enfrentando dificuldades para renovar o visto e as contas bancárias estão sendo canceladas, entre outras retaliações. O Tesouro Americano impôs sanções a 3 veículos de imprensa russos, sob a falácia de que estão ganhando dinheiro por lá para financiar a guerra. Google e YouTube também bloquearam canais russos. Tudo isso é ou não é uma ameaça de imprensa e liberdade de expressão?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário