Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

terça-feira, 7 de junho de 2022

Por que a inflação está descontrolada?

“O principal problema que explica a alta inflação brasileira hoje é a condução da política fiscal. São dois anos de expansão de gastos, com alto endividamento público, sem avanços sociais relevantes. Repare que o Banco Central sobe os juros para aliviar a inflação, na verdade, o povo está entregue ao apetite voraz do mercado, sem pensar em políticas de efeito mais duradouro para fortalecer a economia brasileira. Enfim, o principal desafio é ter uma situação fiscal sustentável, pois ela só está piorando com uma enorme dívida que já temos”.

1.      Desigualdade social. Dizem que a inflação está espalhada e em todo lugar, mas a verdade é que ela pesa mais para os mais pobres (países e pessoas). Ela não é igual para todo mundo. Alguns países sofrem mais e têm taxas mais altas. O papel fundamental do governo é zelar pelo bem-estar social. O governo não está pensando na sociedade enquanto dificuldades que as pessoas estão enfrentando no seu dia a dia.

2.      As questões internas de cada país. Isso faz a inflação subir mais ou menos. O Brasil está com a 4ª maior inflação do G20 agora em 2022 e no ano passado foi a mais alta do que o resto do mundo, por exemplo, por causa do péssimo Governo de Bolsonaro. O país estava (e está) enfiado em riscos que fizeram nossa taxa de câmbio se depreciar. Medo de ruptura institucional, explosão fiscal e uma política de extrema direita populista.

3.      Menos produção industrial. Muitas indústrias reduziram seu volume de produção. Outras quebraram e sucumbiram. Desequilibrou demanda e oferta. Necessidade constante de consumo, e produção encolhida. Indústrias, comércio e setor de serviços estão fragilizados. Se a população vai mal, o consumo piora.

4.      Conflito na Ucrânia. Piorou tudo. Fez disparar os preços de petróleo, soja e trigo (commodities subiram).

5.      Incerteza generalizada. As pessoas não investem, não consomem, o país cresce menos. Nem as famílias podem investir na produção, nem o capital estrangeiro está preocupado em negócios sustentáveis. A condição de produção é ruim.




O salário de contratação de várias profissões. Quanto menor o nível de qualificação, maior tem sido a desvalorização do pagamento ao trabalhador. Há uma tendência de achatamento dos salários, distante do salário real. Em 2 anos de pandemia, os trabalhadores perderam mais de R$ 30 bilhões na massa de rendimentos, aumentando o fosso entre profissões. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário