Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Retorno presencial e aumento dos casos de violência entre alunos nas escolas de SP.

 “É na escola que esses sentimentos de tristeza, angústia, medo, preocupação, menos-valia, de não ter aprendido, de saber menos, de não conseguir se organizar ou se disciplinar da maneira que os professores estão querendo que vão se manifestar de algum jeito. Então surge a violência de diversas formas: com agressões a si, que são as violências autoprovocadas ou com agressões aos outros”.

- é consequência da falta de convívio social durante a pandemia.

- retomada de aulas presenciais provoca muitos casos de violência.

- o aumento dos conflitos levou as escolas a reforçar os programas que promovem o diálogo entre os estudantes, com atividades presenciais ou remotas. São sessões que todos se expressam. Dão e recebem apoio (quem já foi vítima ou algoz).

- ampliar as sessões com psicólogos e abrir as escolas aos fins de semana para aproximas as famílias do ambiente escolar. Desenvolver atividades de convivência, de respeito e atividades sócio emocionais.

- o longo período de escolas fechadas, por causa da pandemia, afetou o comportamento dos estudantes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário