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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

terça-feira, 24 de maio de 2022

O impacto da pandemia no ensino.

 Estudantes brasileiros chegam ao 3º ano do ensino fundamental sem saber ler. E chegam ao ensino médio sem entender o que leem. São milhares de estudantes brasileiros chegando no Ensino Médio, isto é, terminando o 9º ano, sem conseguir ler fluentemente.

Na verdade, isso já era um problema que se aprofundou e agravou-se com a pandemia.

 É preocupante o quadro de aprendizado em Língua Portuguesa:

·         Mais da metade estão chegando ao 3º ano do Ensino Fundamental sem ter habilidades básicas de leitura, como reconhecer personagens de uma história. E 13% continuam assim ainda no 6º ano.


·         1 em cada 3 termina o Ensino Fundamental sem conseguir ler com fluência, e dificuldades com a ortografia. 

 “É fundamental garantir a alfabetização na idade certa, porque as crianças nessa idade precisam consolidar esses conhecimentos e essas habilidades para conseguirem finalizar sua trajetória escolar em toda a educação básica com sucesso, ou seja, tudo aquilo que ele tem direito de aprender nesse período”. 

Precisamos criar formas de ensinar os alunos a gostarem de ler. O MEC precisa criar uma política nacional para multiplicar iniciativas nessa direção por todo o país. Afinal, essa é a grande atribuição do Governo Federal – coordenar os esforços de Estados e Municípios para que haja um alinhamento sempre com base naquilo que funciona. 


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