Estudantes brasileiros chegam ao 3º ano do ensino fundamental sem saber ler. E chegam ao ensino médio sem entender o que leem. São milhares de estudantes brasileiros chegando no Ensino Médio, isto é, terminando o 9º ano, sem conseguir ler fluentemente.
Na verdade, isso já era um
problema que se aprofundou e agravou-se com a pandemia.
·
Mais da metade estão chegando ao 3º ano do Ensino Fundamental sem
ter habilidades básicas de leitura, como reconhecer personagens de uma
história. E 13% continuam assim ainda no 6º ano.
·
1 em cada 3 termina o Ensino Fundamental sem conseguir ler com
fluência, e dificuldades com a ortografia.
“É fundamental garantir a alfabetização na
idade certa, porque as crianças nessa idade precisam consolidar esses conhecimentos
e essas habilidades para conseguirem finalizar sua trajetória escolar em toda a
educação básica com sucesso, ou seja, tudo aquilo que ele tem direito de
aprender nesse período”.
Precisamos criar formas de ensinar os
alunos a gostarem de ler. O MEC precisa criar uma política nacional para
multiplicar iniciativas nessa direção por todo o país. Afinal, essa é a grande
atribuição do Governo Federal – coordenar os esforços de Estados e Municípios
para que haja um alinhamento sempre com base naquilo que funciona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário