Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sábado, 20 de novembro de 2021

As imensas dificuldades enfrentadas pela população em 2020.

 

·         A pandemia pegou o país já numa profunda crise no mercado de trabalho e deixou tudo ainda pior. A renda média mensal do brasileiro teve queda recorde!

·         Em 2020, a pandemia provocou a maior queda em 8 anos no rendimento médio dos brasileiros (2012). Quase dobrou o número de brasileiros que sobrevivem com uma renda que não foi obtida com trabalho. Explodiu o número de pessoas pedindo ajuda. Muitos comerciantes fecharam as portas, e quem resistiu nunca foi como antes.


- Auxílio emergencial e seguro desemprego, entre outros benefícios sociais, salvaram muitas famílias, pois se tornaram as únicas fontes de renda.

- Pela primeira vez o Brasil teve uma região em que o índice de pessoas vivendo com programas sociais (aposentadorias e pensões) foi maior do que o de pessoas vivendo com rendimento de trabalho.


Auxílio Emergencial: impacto importante, mas transitório. Alívio da pobreza, mas veio associado ao desmonte das redes de proteção social que aumentam a incerteza da renda das famílias no futuro. 

O Governo precisa olhar adiante e criar programas para devolver a autonomia às pessoas. O país está muito focado em programas de transferência, apenas. Transferência é muito importante, mas ela precisa de uma segunda etapa que é o apoio a uma inclusão produtiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário