Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Fuga de cérebros: exportação de profissionais qualificados.

·         A área de ciência e tecnologia foi uma das que mais sofreram queda no volume de investimento no Brasil. Isso tem levado os nossos pesquisadores a deixar o país.

·         É uma transação que o país só perde. A parte mais criativa da vida de qualquer cientista é logo depois de se formar. Ele está cheio de energia, de ideias novas na cabeça. E é muito frustrante para eles não terem oportunidades no seu próprio país.

·         Um estudo da competitividade de 133 países por talentos. No ranking dos que mais mantém seus profissionais qualificados, repare que o Brasil só despencou, e muito!

·         O enorme negacionismo da importância do conhecimento e da importância do desenvolvimento científico e tecnológico estão levando o país a um retrocesso intelectual enorme!



·         E isso coincide com a queda de investimentos das agências federais está em nível de 10 anos atrás! Impactos grandes de bolsas de pós-graduação (ligadas à pesquisa) e recursos para fomentos.

·         Assim, os laboratórios do Brasil têm sido um alvo fácil de países que competem por profissionais altamente qualificados. Faltam recursos para pesquisa e oportunidades e condições de trabalho para pesquisadores. Essa “fuga de cérebros” projeta um futuro menos próspero para o país, pois existe uma relação direta entre a capacidade de reter talentos e o desenvolvimento econômico do lugar, região ou nação.

·         Afinal, os países mais desenvolvidos são os mais competitivos em nível de talento. Se você tem os melhores talentos, você se desenvolve mais. Entra-se num círculo virtuoso entre talento e competitividade e crescimento econômico.

·         O maior patrimônio que uma nação pode ter é a mente dos seus cientistas. Isto é chave do desenvolvimento de todas as instâncias.

·         O Brasil tem que reverte esse quadro e apostar na inteligência de seus jovens, dando oportunidades nos laboratórios internos. Enfim, investir na geração nova em vez de perdê-la.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário