Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Transbordamento...

A preservação do meio ambiente como uma forma de evitar novas pandemias.
 
O aquecimento global, as mudanças do clima são as ameaças mais temidas e discutidas no mundo. Mas, os riscos podem ir muito além. Cientistas alertam que a destruição do meio ambiente de hoje pode ser a nova doença, a pandemia de amanhã.
 
A saúde da população humana, a saúde animal e a saúde do ecossistema estão todos interligados. Então, com o desequilíbrio do ecossistema você cria essas oportunidades de transmissão, e assim você tem um aumento de chance, de exposição humana a esses agentes. É o caso da Zika, da Aids, do Ebola, etc.
 
60% das doenças humanas são zoonoses. E 75% (3/4) das doenças emergentes, também são zoonoses.
 
Assim, suspendam a venda de animais silvestres nos mercados! Mas, também, evitem o desmatamento, falhas nos manejos de criações, tráfico de animais e a aproximação sem cuidados da vida selvagem. Afinal, isso aumento o risco potencial de novas doenças.
 
Quando o homem devasta, extingue ou maltrata os vírus e bactérias que viviam em equilíbrio procuram novos hospedeiros. E o Brasil já é um país naturalmente rico desses microrganismos, chamados de zoonóticos (veja mapa abaixo). É o outro lado da nossa riqueza em biodiversidade.
 
Então vamos preservar, estudar e fazer vigilância são medidas importantes não só para o Brasil. A Pandemia da Covid-19 mostrou que o que acontece num lugar distante pode rapidamente se transformar numa crise sanitária e econômica global.
 
É preciso aumentar a capacidade de detecção e prevenção de novas doenças usando a ciência e a proteção do meio ambiente, são princípios da saúde única ou uma saúde. Conceito preconizado pela OMS, cientistas e ambientalistas.




 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário