Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

terça-feira, 23 de março de 2021

ACORDEM: Emergência Climática!

ONU diz que 40% da população mundial ainda não tem acesso a água para lavar as mãos e preparar comida. E 1/3 das pessoas do mundo não tem água potável para beber. Para essas pessoas, a perspectiva é de um copo meio vazio.

No Brasil, 86 milhões de brasileiros não têm acesso adequado à água: o fornecimento é irregular, a qualidade é ruim ou a quantidade é insuficiente. Desse total, 35 milhões não têm água encanada e tratada. E quase metade dos brasileiros (46%) não têm acesso a sistemas de esgoto.

E a Ciência alerta: “está chovendo menos em todas as regiões do país!”. As temporadas de secas aumentam em todos os cantos do Brasil. E sabemos que é do céu que vem a maior parte da água que garante a nossa energia, que sustenta a produção agrícola, que abastece as indústrias e os lares do país. Também são as chuvas que asseguram a vazão dos rios e o nível dos reservatórios, mas há algo diferente no ciclo das chuvas: tem chovido cada vez menos. A seca vem se agravando nos últimos 7 anos! (Dados da ONS, que monitora o nível da água de 161 reservatórios espalhados pelo Brasil).

Quanto tempo faz que o nosso Nordeste vem sofrendo com a seca? Todavia, a atenção se volta agora para o Sudeste e Centro-Oeste, afinal, nessas duas regiões estão 70% de todos os reservatórios do Brasil. Mas, são nelas também que estão o agronegócio brasileiro e boa parte da população urbanizada. Pois é, agora o problema deixou de ser uma questão meramente regional e atingiu a escala nacional!

Será qual é a causa disso? O aquecimento global, agravado pela destruição da Amazônia, impacta diretamente o ciclo das chuvas! Todos precisam acordar: estamos num quadro de “emergência climática”! Para superar isso, precisamos de um rápido processo de cooperação global para reduzir significativamente a emissão de GEE, e que cada um também faça o seu dever de casa.  

Curiosidade: a cada segundo, o Brasil consome 1.125.000 litros de água! A maior parte vai para a irrigação (66,1%) e depois o abastecimento animal (11,6%). Veja abaixo o quando completo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário