Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Eleição 2021 para a Presidência da Câmara dos Deputados.

Já temos 05 candidatos lançados oficialmente:


1.      Baleia Rossi (presidente do MDB): 

tem o apoio de Rodrigo Maia, e busca suporte de lideranças da esquerda;

- defendeu vacina o quanto antes, de graça e para todos;

- é preciso voltar a discutir o Auxílio Emergencial ou aumentar o Bolsa Família;

- além de retomar Reformas, como a Tributária.

- 11 partidos apoiam o Deputado: de Oposição, do Centro e de Direita.

- juntas, as bancadas têm 261 deputados.

- reforçou a necessidade de uma Câmara Independente (não submissa). Precisa fiscalizar, acompanhar e participar...


2.      Arthur Lira (PP): 

é um dos principais líderes do Bloco do Centrão e tem o apoio de Jair Bolsonaro (e dos filhos dele), que está oferecendo 500 cargos (mais Emendas e Verbas Orçamentárias) a quem nele votar. Ganha apoio de bolsonaristas;

- começou viagens em busca de apoio de bancadas nos estados e bancadas temáticas;

- bancadas de 9 partidos apoiam o deputado – juntas somam 196 parlamentares;

Nota: O deputado Arthur Lira (PP), líder do Centrão, venceu. Foi eleito o novo presidente da Câmara. Foi uma vitória com mais do que o dobro do segundo colocado (Baleia Rossi, do MDB, seu principal adversário apoiado pelo agora ex-presidente da Casa, Rodrigo Maia). Ele teve sua candidatura impulsionada pelo Governo Jair Bolsonaro. Ele recebeu 302 votos contra contra 145 de Baleia Rossi. Ele teve muito mais votos do que os 237 deputados dos 11 partidos que apoiaram oficialmente sua candidatura (ou seja, mostra os bastidores de compra, troca-troca, negociações e traições que existem na Câmara e seu jogo politiqueiro - muitos abandonaram Baleia ao longo do caminho). Já veio pregando a tal "Responsabilidade Fiscal" e "amparo" aos brasileiros que estão em desespero econômico por causa da Covid-19 (pregando "como proteger a rede de proteção social" e o equilíbrio das contas públicas). 

Isso significa o retorno do Centrão ao comando da Câmara. O Bloco reúne partidos de Centro e Centro Direita, hoje com cerca de 200 Deputados:

Outros 7 deputados se lançaram à Presidência da Casa e concorrem por fora (e até o dia da eleição, que será 02 de fevereiro, podem aparecer novos candidatos):

3.      Fábio Ramalho (MDB-MG);

4.      Capitão Augusto (PL-SP);

5.      André Janones (Avante-MG).

6. Marcel van Hattem (Novo-RS).

7. Alexandre Frota (PSDB-SP).

8. André Janones (Avante-MG). 

9. Luiza Erundina (PSOL-SP).

 

O que deve definir as Eleições para Presidente do Senado e da Câmara? A adesão de partidos aos blocos de apoio não garante os votos (por isso os candidatos intensificam as campanhas). O que vai surpreender mesmo é o “Índice de Traição” -  que é para os dois lados. Vencerá quem conseguir manter mais fidelidade dos seus respectivos partidos. Afinal, a votação é secreta, portanto, a soma das bancadas pode não representar o total de votos que cada bloco de apoio dará aos candidatos.

O vencedor precisará da metade + 1 dos deputados presentes em Plenário. Se todos os 513 deputados participarem da eleição, neste caso, serão 256+1 = 257 votos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário