Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

VACINAS de RNA mensageiro.

Sabemos que há muito tempo as vacinas vêm salvando vidas... A primeira delas, desenvolvida com sucesso, foi contra a Varíola - 225 anos atrás (introduzida por Edward Jenner, em 1796). Agora estamos diante de algo inovador: vírus cultivados em grandes quantidades em laboratórios são depois inativados, partidos ou atenuados e transformados em imunizantes. 

O uso da técnica inovadora está na manipulação do RNA Mensageiro - uma tecnologia que estreou oficialmente com as vacinas anti-Covid:


Como a técnica funciona? Usando ferramentas químicas em laboratório, os cientistas conseguiram extrair e copiar uma parte do código genético do coronavírus (o RNA) – é um pedacinho do vírus, não é o genoma inteiro. Com esse pedaço sintético dele, fizeram a vacina. Ela transmite para as nossas células a mensagem, a informação necessária para que o nosso organismo produza uma proteína do vírus. É isso que desencadeia a produção de anticorpos, uma forma do sistema imunológico reconhecer as armas do invasor e ficar pronto para o combate. Se a pessoa vacinada for infectada, terá um exército de anticorpos já prontos para neutralizar o corona, impedindo a sua multiplicação.

Essa técnica foi posta em prática agora pelas fabricantes Pfizer e ModernaFuncionam assim também as vacinas Coronavac (Butantan) e a da Oxford/AstraZeneca (Fiocruz). A partir de agora haverá uma revolução no combate de outras doenças. É uma nova possibilidade na luta contra os vírus e outras enfermidades. Foram necessários mais de 30 anos de pesquisa para os cientistas aprenderem a lidar com a molécula do RNA, importante e frágil. Ela degrada muito facilmente, por isso as condições especiais para o seu armazenamento, tornando as vacinas que usam essa técnica um pouco mais caras.

Qual a duração da proteção garantida pelas vacinas de RNA mensageiro? Vai precisar de tempo para se saber... Elas salvarão muitas vidas agora na urgência da pandemia, mas também salvarão muitas vidas no futuro, pois essa nova técnica de “Vacina de RNA Mensageiro” mudará em muito a forma de como se faz uma vacina daqui para frente – uma tecnologia revolucionária para desenvolver vacinas para outras doenças. Basta adaptar a mensagem dentro da molécula para que a técnica do RNA ajude no combate de outros invasores e doenças (como tumores e outras moléstias raras). 

Que passo científico importante! 


Tomara que em breve corramos para esse grande abraço, seguro e caloroso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário