Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 7 de julho de 2019

PARTE II: Quando comemos juntos, comemos mais felizes.

“Política é fazer supermercado” sugere que a política possa ser reduzida a questões tais como quem fica com o quê, onde, quando e como. Até aqui, a política foi apenas a luta para satisfazer as necessidades materiais em condições de escassez. Mas, isso não é tudo. Há algo mais...

A vida política é em parte uma resposta necessária aos desafios da vida cotidiana e o reconhecimento de que a ação coletiva é quase sempre melhor que a individual. Quem disse isso foi o filósofo Aristóteles: “O homem é por natureza um animal político”. Ou seja, o homem é melhor numa sociedade complexa do que abandonado e isolado. E algo mais profundo ainda: existe algo essencialmente humano a respeito das perspectivas de como as questões de interesse público devem ser decididas. O que isso significa? O prazer, a satisfação e a felicidade em compartilhar o banquete. A política é a nobre atividade na qual os homens decidem as regras pelas quais viverão e os objetivos que querem buscar coletivamente. Nas palavras do próprio Aristóteles: “A sociedade política existe com a finalidade das nobres ações, não por mero companheirismo”.

Estamos falando do direito de governar a si mesmo e aos outros com nobres ações. Mas, com quais fins? E aqui retornamos à perspectiva multirreferencializada de Roberto Sidnei Macedo. Ou seja, há muitas repostas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário