Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Filme 03: "Um método perigoso".

O filme traz à tona uma questão técnica e ética: quando a paciente se apaixona pelo seu analista. A relação analítica entre Jung e Sabina passa também a envolver relações sexuais, o que vai de encontro ao que é proposto por Freud. Este considera que o analista não deve satisfazer o desejo da paciente, portanto deve-se manter abstinente, o que Jung não faz, adentrando em um sério envolvimento de idas e vindas.

O filme é uma explosão de belíssimas frases de perspectivas diferentes conforme seus personagens: Jung, Freud, Otto Gross e Sabina. Porém, cada um com tamanha originalidade. No começo do filme, nota-se que Jung faz uso do método de análise freudiana. Ele análisava a paciente Sabina Spielrien, que com o passar do tempo se tornou a primeira psicanalista mulher da história. Sabina foi internada com o diagnóstico de "histeria".  Durante as suas sessões de psicoterapia, Jung foi percebendo que a causa da sua histeria estava associada com a relação que ela tinha estabelecido com o seu pai no decorrer da sua infância. Pode-se perceber também, a implicação da segunda tópica freudiana que é a existência do Id, Ego e Superego, tendo em vista que a paciente reprime (mecanismo de defesa) aquilo que o inconsciente quer trazer à tona: seus instintos sexuais.

 Id - é uma força da psiquê humana, onde impera o princípio do prazer.

Ego- está vinculado ao princípio da realidade, ele intermedia a relação entre o Id e o superego. Ora atendendo e cedendo ao Id, ora atendendo e cedendo ao Superego.

Superego- força moral, reguladora do ego, que o impede de viver sob o princípio do prazer (Id) e do superego.

Já Jung parece não concordar 100% com esta premissa da visão de Freud sobre as fases do desenvolvimento sexual humano e começa a propor outras formas de compreender a natureza psíquica. Por sua vez, Freud desconsidera as idéias do âmbito metafísico de Jung. Dessa forma, Freud e Jung rompem relações por divergências de idéias, principalmente o que diz respeito à centralidade da sexualidade na vida do indivíduo. Freud continuou com a Psicanálise e Jung desenvolveu seu próprio método de trabalho, a Psicologia Analítica. Acredito que seja importante ressaltar que Jung se tornou um dos maiores psiquiatras do mundo, pois ele trouxe idéias que revolucionaram a civilização ocidental, toda a psicologia e a ciência.

A transferência é o deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. Essa transferência é excutada pelo nosso inconsciente. Segundo Freud, a transferência é fundamental para que ocorra o vínculo terapêutico. Para a teoria freudiana, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre paciente e terapeuta, ou seja, a repetição dos modelos infantis, tais como: figuras parentais ou seus substitutos serão transportados para o analista. Transferencialmente o analista irá receber do paciente seus sentimentos, emoções, desejos que estão ligados com as impressões dos primeiros vínculos afetivos para serem vivenciados no momento presente. Portanto, cabe ao terapeuta saber manusiar a transferência. Para Freud, esta transferência também ocorre entre professor e aluno. Também acho importante enunciar a relação transferencial entre Jung e Sabina, pois esta o idealizava e transfere muitos de seus desejos e idealizações para ele. Outro ponto importante a ser observado no filme, é o começo da construção da postura ética na relação entre médico e paciente com o intuito de preservar o ¨setting¨ terapêutico.


Resumindo, o filme ¨Um Método Perigoso¨ trata de relações de afeto entre Jung, Freud e a paciente Sabina Spielrein. Este filme também mostra os primórdios da história da Psicanálise e da Psicologia Analítica. O filme começa com a internação de Sabina, onde Jung será o médico responsável pelo seu tratamento. No decorrer da estória, Jung e Sabina possuem uma identificação intelectual e se apaixonam. Mas este relacionamento não evolui em razão da postura profissional que Jung deve manter. Neste mesmo período, Freud decide romper contato com Jung, devido ao fato de terem divergências de idéias. Apesar de decepcionado, Jung cria seu próprio método de trabalho que é a Psicologia Analítica. A meu ver, este é um filme muito interessante para assistir e o recomedo a todos os psicólogos, psiquiatras, terapeutas e pessoas interessadas em conhecer mais sobre a psicologia. Então, eu desejo um bom filme a todos!

Veja as frases mais interessantes que anotei do filme: 

- Entender e aceitar é o caminho para a saúde psíquica.
- Tem gente que quer ter dois: um como o alicerce da casa e o outro como o perfume no ar.
- Meu amor por você foi a coisa mais importante da minha vida. Para o Bem ou para o Mal, me fez entender quem eu sou.
- Às vezes temos que fazer algo imperdoável só para poder continuar vivendo.
- Eu não quero apenas abrir a porta e vê qual é a minha doença. Quero me reinventar. Quero ir para uma viagem no fim da qual eu encontre quem eu sempre quis ser. Só não adianta adoecer por causa disso.
- Nosso objetivo não pode ser substituir uma ilusão por outra.
- Por isso você é como é. Mas, você pode se transformar.
- Pense primeiro no seu comportamento, depois decidiremos quem de nós dois é o neurótico ou não é neurótico. Aliás, um pouco de neurose não é nada de que se possa envergonhar.
- Precisamos ir para aquele lugar que nos faça sentir livre.
- O terreno sólido da teoria da sexualidade para chafurdar na lama escura da superstição, eles nos atacarão. Para mim, só de tocar nesse assunto é suicídio profissional.
- Faça o que fizer, desista da ideia de tentar curá-los.
- Experiências como esta, por mais dolorosas que sejam, são necessárias e inevitáveis. Sem elas, como podemos conhecer a vida?
- Pragmatismo rígido: a insistência de que uma coisa não existe a não ser que alguma inteligência a perceba antes.
- Merecem admiração àqueles que resolvem conflitos delicados de modo digno.
- Só um fantasma não aprende a forma correta de morrer, que é tranquilamente.
- Sempre será arriscado nos encontrarmos.
- A verdadeira sexualidade exige a destruição do Ego.
- Freud: fruto da insistência da interpretação exclusivamente sexual do material clínico.
- Ele é muito persuasivo, muito convincente... Ele nos faz abandonar as nossas próprias ideias para servir as dele. Todo sonho é interpretado sob a ótica sexual.
- Não acredito em coincidências. Creio que nada acontece por acaso. Todas as coisas têm significado.
- Talvez os loucos não saibam que nós, pessoas normais, temos sérias limitações.
- A deia de que algo puro e heroico só possa vir de um pecado, algo tão sombrio quanto o incesto. A perfeição só pode ser alcançada através do que convencionalmente se considera pecado.
- Só o conflito entre coisas contrárias pode criar algo novo.
- Gente extremamente miserável com o dinheiro.
- Acho que alguma forma de repressão sexual deveria ser praticada em qualquer sociedade racional. (Por isso que os hospitais estão todos cheios). Nunca reprima nada!
- As pessoas são assim: se não dissermos a verdade a elas, quem dirá?
- Não seria uma prova da perversidade humana que uma de suas poucas atividades prazerosas deva ser objeto de tanta histeria e repressão.
- Mas, não reprimir-se é liberar todo tipo de força perigosa e destrutiva. Porém, nossa tarefa é fazer com que nossos pacientes se libertem. Liberdade é liberdade.
- O prazer é algo tão simples até o momento que resolvemos complicar. É o que alguns chamam de maturidade.
- Não acha que há algo de masculino em cada mulher e algo de feminino em cada homem?
- O que mais temo não é ser incapaz de convencer alguém, mas de ser convencido.
- Monogamia, me responda: Por que devemos nos esforçar tanto para reprimir nossos instintos naturais mais básicos?
- Quando se mora sob o mesmo teto com alguém, torna-se um hábito.
- Os assuntos polêmicos ajudaram muito a definir o meu pensamento.
- Por que devemos estabelecer algum limite arbitrário?
- O mundo é cheio de inimigos atrás de um modo de nos desacreditar.
- O tratamento experimental: a cura pela conversa.
- Ele sempre foi bom em alimentar rancores incompreensíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário