Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Louvado Seja! A Encíclica Verde de Francisco... Pensamento ousado para um Pontífice...

Já era tarde. Um alto líder da Igreja Católica além de rezar muito também precisa agir. Sou adepto ao pensamento de que a fé precisa casar com a ação transformadora do mundo.

O Vaticano vai publicar amanhã um documento ousado (são quase 200 páginas). Mas, seu rascunho já vazou na imprensa. Nele, o Papa Francisco afirma que o principal responsável pelo Aquecimento do Planeta é o HOMEM. Um Papa preocupado com o Aquecimento Global e uma Economia mais justa não deixa de ser bem-vindo aos tempos sombrios em que vivemos (ou deixa?). Ele critica o DESPERDÍCIO, os LUCROS EXAGERADOS e a EXPLORAÇÃO das empresas e dos bancos. Pede também o direito de todos ao acesso à água potável. E que os governos criem políticas para reduzir os gases poluentes, a fim de salvar o planeta de graves ameaças. O Papa chega citar a Amazônia e a Bacia Fluvial do Congo como pulmões do mundo. Desaprova as nações que não cooperam com as decisões sobre o meio ambiente e que pensam mais nos próprios interesses.

A verdade é que muitos cardeais conservadores não apoiam o pensamento mais progressista do Papa. Empresas multinacionais norte-americanas também não!


Ecologia na Igreja - Pronto: o Vaticano divulgou a Encíclica Verde. É uma carta do Papa com orientações para a Igreja. Para salvar o Planeta, Francisco defende uma mudança radical no MODELO ECONÔMICO e no ESTILO DE VIDA das pessoas. A Encíclica "Louvado Seja!" é a mais forte defesa do Meio Ambiente já feita por um pontífice. Alguns dos pontos destacados são:

1. Combustíveis fósseis precisam ser substituídos com urgência;
2. Critica duramente o consumismo em excesso;
3. Propõe outro estilo de vida;
4. Gestos cotidianos podem ser fundamentais, como evitar o uso de papel e plástico, separar o lixo e reduzir o desperdício de comida e o consumo de água;
5. Preocupação com novos conflitos;
6. Faz um alerta de que guerras podem ser geradas pela falta de bens naturais, como água;
7. Defesa de uma agricultura sem transgênicos;
8. Respeito pelos povos primitivos.

Ou seja, o documento reúne bases científicas e valores éticos e morais.

Sobre essa Encíclica do Clima, o Papa diz que todos deveriam ajudar a salvar o Planeta e pediu a leitura do documento com o espírito aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário