Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Curso Pré-Vestibular (TEXTO 01): Afinal, quantas pessoas o planeta pode sustentar?

Existe mais de uma resposta para essa pergunta. Já passamos dos 7,042 bilhões de habitantes no Planeta. E nos próximos minutos seremos 1500 a mais. Tudo depende do padrão de vida. Se todos vivessem iguais às pessoas da Índia, poderíamos chegar a 15 bilhões de habitantes. Por outro lado, se todos vivêssemos como os norte-americanos, já estaríamos encrencados. É que no estilo de vida nos EUA, o planeta só pode suportar 1,5 bilhão de habitantes (ou seja, já seríamos 5,5 bilhões sobrando). E o problema é justamente esse: o padrão de vida norte-americano é sonho de aspiração de muitos povos ao redor do planeta.

Ainda tão desigual, e já gastamos mais recursos do que podemos repor. A família humana entrou no cheque especial. Quase metade da população da Terra vive em 05 países (e desses, 04 estão em pleno crescimento econômico, aumentando o consumo de tudo – de comida a automóveis): para abrigar, vestir, alimentar, educar... Os 05 países mais populosos do mundo são:

1º - China (Pequim): 1,4 bilhão de habitantes;
2º - Índia (Nova Deli): 1,21 bilhão de habitantes;
3º - EUA (Washington): 313,5 milhões de habitantes;
4º - Indonésia (Jacarta): 238 milhões de habitantes;
5º - Brasil (Brasília): 204 milhões de habitantes.

Quando as mulheres têm acesso à educação e liberdade elas, no mundo inteiro, tem menos filhos e investem e se dedicam mais a eles. Não é o caso da África, continente onde a população mais cresce.

O problema da superpopulação é real e está aí. Assim avança a humanidade: os sonhos e ambições; as dificuldades e conquistas... De bilhões de famílias ao redor do mundo! Como nenhuma outra espécie, moldamos a Terra às nossas necessidades. Disputas e guerras por terra e recursos ou desenvolvimento conjunto e sustentável? A confiança precisa ser reconstruída, entre homens e animais, porque fazendo o que é certo tem espaço na terra para TODOS!

Os desafios estão lançados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário