Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Telecurso – Ensino Médio – Química – Aula 01

Eu Amo Química...
Novos materiais...

A Química é responsável pela descoberta de novos materiais. A questão é: eles serão de todos (ricos e pobres) e serão usados para o bem da humanidade? A Química está ajudando ou prejudicando a Humanidade?

v  O que é Ciência? O que é a Química?
Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio.
A Química é uma Ciência, e a ciência é um conjunto de conhecimentos acumulados pelo homem, a partir da observação da natureza.
A Química acumulou conhecimentos há 200 anos, o que explica as novas mudanças. Isso porque houve avanças tecnológicos, baseados, por exemplo, na síntese de novos materiais. Os novos materiais são transformações que o cientista faz no laboratório, de produtos da natureza, dos minerais, da água do mar, das plantas, e isso é incorporado pelas indústrias, para fazer coisas para o seu uso.
A Química, portanto, observa as substâncias que estão ao nosso redor. Logo, a Química não é coisa apenas de laboratórios. Ela está em tudo e em todos, em nós e ao nosso redor.

v  A gente estuda Ciência por dois motivos:
1.      Para conhecer o assunto, no caso da Química, para conhecer o comportamento da matéria;
2.      Para aprender a pensar logicamente. Isso ajuda a resolver qualquer problema.

v  O que é uma atitude científica?
É agir e pensar da maneira como os cientistas pensam, usando o raciocínio e organizando as coisas de forma sistemática.

v  Qual é a principal causa de acidentes envolvendo produtos químicos? Sem dúvida nenhuma é a imprudência ou a falta de conhecimento sobre o comportamento dos produtos químicos.
v  Tudo o que está ao nosso redor é feito de substâncias. O negócio da Química é observar e estudar as substâncias. Logo, para a gente descobrir, fabricar ou conhecer novos materiais precisamos conhecer muito bem as substâncias. Justamente por isso a Química é tão importante para o desenvolvimento tecnológico. Sem novos e bons materiais não é possível se fazer bons produtos.
v  A descoberta de novos materiais está por trás de todo progresso tecnológico.
v  Só é possível descobrir novos materiais conhecendo muito bem as substâncias que nos cercam.
v  O que é uma Ciência? O que é a Química? É uma ciência que trata da matéria e das substâncias.  Entender as coisas e fazer experiências.
v  Amar a Química implica ser a favor das mudanças que os avanços tecnológicos nos proporcionam.
v  O que a Química tem a ver com o avanço tecnológico?
v  Vamos pensar em algumas mudanças que o desenvolvimento tecnológico nos proporcionou:
1.      Medicina: novos, mais rápidos e mais precisos exames médicos.
2.      Esporte: avanço dos meios de comunicação.
3.      Comércio e economia: banco 24 horas ou autoatendimento graças aos computadores.
4.      Vida doméstica: novos produtos de limpeza, por exemplo.
5.      Engenharia: aviões, satélites, computadores.
v  Vida moderna, avanços, novas tecnologias... Tudo isso e muito mais só foi possível graças ao uso de novos materiais.
v  Exemplos de novos materiais:
1.      Aparelhos de ressonância magnética;
2.      Raio laser;
3.      Remédios aperfeiçoados com novas substâncias;
v  Todos os aparelhos modernos foram possíveis ou só puderam ser fabricados por causa da descoberta de novos materiais.

REVISÃO: “Química e Novos Materiais”.
v  A descoberta de novos materiais está por trás dos avanços tecnológicos. A descoberta desses novos materiais depende de bom conhecimento das substâncias. A maioria dos acidentes com produtos químicos acontece por causa da falta de conhecimento sobre o comportamento das substâncias. A Química é a Ciência que põe ordem nos conhecimentos sobre as substâncias, conhecimentos esses que o homem conseguiu adquirir, ordenar e acumular durante séculos de observação e estudo. Assim, precisamos aprender Química por dois motivos:
1.      Para saber como se comportam as substâncias;
2.      Para aprender a pensar melhor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário