Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Substâncias químicas: o que são? Onde estão?

v  As substâncias químicas e os produtos industrializados;
v  Atualmente, as substâncias são vistas como algo danoso, perigoso, agressivo e poluente. Mas, nem sempre! A “substância química” é uma das bases de pensamento da Química moderna, e tem a “transformação química” como um dos objetos de estudo dessa área da Ciência. Substâncias químicas e suas transformações estão relacionadas à vida no planeta e à produção e ao uso de produtos industrializados.
v  Existe a linguagem simbólica da Química para tratar disso: os conceitos de átomos e moléculas. Vamos desenvolver atitudes que nos levem a investigar, argumentar e propor soluções para enfrentar diferentes situações-problema. A ideia de substância química depende da ideia de propriedade como interação do material com diferentes agentes (luz, calor, forças mecânicas).
v  Lista de materiais: vidros, plásticos, metais, madeiras, couros, porcelanas. Essa lista serve como meio de apresentar a diversidade de propriedades que permitem caracterizar os materiais, pois o uso de materiais está relacionado a suas propriedades.
v  Opaco = não se vê através dele. “Nesse sentido, sou como o vidro e não como o metal. Sou transparente e translúcido. Não sou opaco”.
v  Um material isolado já pode ser uma mistura de substâncias químicas. Ao ser adicionado a outro se torna uma mistura final ainda mais complexa, ou seja, com mais substâncias químicas do que as que existiam em cada um desses materiais isoladamente.
v  Uma substância química é caracterizada por suas propriedades. Algumas misturas, entretanto, resultam em algo mais do que a simples mistura de todas as substâncias. Elas podem produzir novas substâncias químicas, diferentes das que foram misturadas. É o que chamamos de transformação química ou reação química. A formação da ferrugem é um exemplo. Mudança de cor, formação de gás e turvação são alguns dos sinais que indicam a formação de substâncias químicas novas, ou seja, que não existiam antes de a mistura ser feita.
v  Introduzir as primeiras ideias sobre transformação química como transformação de substâncias. É interessante reforçar a ideia de que as novas substâncias foram reconhecidas devido a mudanças de propriedades.
v  Uma mistura pode fazer algo novo existir.
v  Turvação: diminuição da transparência.
v  Exemplos de transformações químicas que ocorrem em seu dia a dia:
1.      O cozimento de um ovo;
2.      A fritura de um bife;
3.      O crescimento da massa do pão;
4.      A formação de ferrugem;
5.      A digestão dos alimentos;
6.      A queima do gás.
v  As substâncias iniciais que participam de uma transformação química são chamadas reagentes da transformação. As novas que se formam são chamadas “produtos da transformação”.

REAGENTES → PRODUTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário