Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sexta-feira, 17 de abril de 2015

26. Acidente químico & prejuízos ambientais incalculáveis...

Ultracargo, a empresa responsável pelo terminal de combustíveis que pegou fogo lá em Santos, foi multada em R$ 22,5 milhões por danos ambientais pelo incêndio que durou 9 dias. As empresas que alugam esses tanques para armazenar combustíveis e produtos químicos também poderão ser responsabilizadas pelo estrago. A água da lagoa ao redor foi contaminada por combustíveis e produtos químicos usados no combate às chamas – ficou com baixa taxa de oxigênio e temperatura elevada. Foram recolhidas 10 toneladas de peixes mortos e toda a área ao redor foi afetada diretamente. Toda a fauna que se alimenta desses peixes ou a eles estão ligados na cadeia alimentar será impactada.

A empresa deverá cumprir 05 exigências:

1.      Apresentar um plano de remoção dos produtos químicos que contaminaram o meio ambiente;
2.      Fazer o respaldo do incêndio sem poluir o ar e o solo;
3.      Apresentar um novo licenciamento ambiental;
4.      Revisar o plano de emergência e de gerenciamento de riscos;
5.      Monitorar e recuperar as áreas contaminadas.

Vejam nas fotos a vegetação antes e depois do incêndio: 




09 dias de fogo – um dos incêndios mais longos da história de SP. Empresa de armazenagem de produtos líquidos. 06 tanques foram atingidos: 02 de etanol e 04 de gasolina. Ao todo, eles tinham capacidade para armazenar 34 milhões de litros de combustível. 140 bombeiros trabalharam por 216 horas. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio. Por que foi tão difícil controlar as chamas? Mistura de: Vapor do combustível + oxigênio (comburente) + fonte de calor = chamas. Os bombeiros usaram água do mar: 80 mil litros por minuto. Mais de 400 mil litros de líquido gerador de espuma foram levados de todas as partes do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário