Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Do Secreto ao Escancarado...

Não concordo que antigamente as coisas eram melhores. No tempo dos nossos avós a sexualidade era reprimida, carregada de tabus e cheia de medos e recalques. Acho muito triste a história da minha mãe: casou nova, virgem, com 14 anos, inocente, quase não namorou, não conheceu bem seu próprio corpo nem o corpo do meu pai para saber se estava realmente feliz com ele. Esse discurso de que antigamente era melhor é puro moralismo.

Mas, também não concordo que hoje as coisas estejam melhores. As meninas e os meninos deixaram as brincadeiras de infância e adolescência de lado e passaram a brincar de fazer sexo. Antes se brincava de casinha, comidinha e família. Hoje, os próprios adolescentes se tornaram os personagens reais do que era para ser suas simples brincadeiras. São crianças tentando viver como gente grande. Só tentando...

Uma das maiores influências veio dos Meios de Comunicação de Massa, como a TV, a Internet e os sofisticados celulares. Essas novas ferramentas têm o poder de informar, mas também o de invadir nossa privacidade, escancarar as intimidades e banalizar o corpo.

Então saímos do fundo de um poço e entramos n'outro: do secreto para o escancarado. Sexo não é motivo de repressão, mas também não é uma simples brincadeira. Sexo são tempos de preparação, descobertas e prazeres com responsabilidade. Acontece que muitas músicas, programas televisivos e sites da Internet não falam dessa forma.


Se antigamente não era tão bom e atualmente estamos cheios de problemas, como a gravidez desplanejada, a banalização do corpo e as DST’s, então é hora de deixar os extremos do Secreto e do Escancarado de lado e ir pelo caminho do meio: o Equilíbrio Responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário