Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 21 de abril de 2014

AIDS

Se tem festa, festaço ou festinha... Tem que ter camisinha!!!

Meio milhão de brasileiros são atingidos pela Aids. 150 mil deles podem ter a doença, e o pior, eles nem sabem disso (a estimativa é do Ministério da Saúde)! 

No mundo, 300 mil crianças nascem a cada ano com o vírus. 

Tem aumentado a contaminação por HIV entre adolescentes (jovens de 15 a 24 anos de idade). Só neste grupo da população, em 08 anos (de 2005 a 2013), foram 29.731 casos da doença. Também foi constatado que nessa faixa etária, 1/3 dos jovens não usa camisinha (34,1% dos jovens brasileiros).

Especialistas dizem que há entre os jovens (que estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo) uma sensação completamente equivocada de que a Aids é uma doença controlada e de que não há risco de contrair o vírus. O que é um ledo engano.


Ø  Novidades na luta contra o HIV: descoberta médica mais importante das últimas décadas.
1.      A técnica de expulsão do vírus do corpo humano;
2.      Pessoas que desenvolveram resistência ao HIV;
3.      O vírus que desapareceu do organismo;
4.      Um remédio que está sendo testado em humanos, com resultados excelentes (AZT, Lavimudina, Nevirapina, Vorinostat).
Ø  Não é uma vacina, mas uma técnica de desinfecção.
Ø  A expulsão do vírus, o tratamento ultraprecoce, as vacinas e os transplantes não são as únicas frentes de pesquisa contra o HIV. E a modificação genética do corpo humano para torna-lo resistente ao vírus.
Ø  Os primeiros curados:
1.      Paciente de Berlim: Portadores da proteína CCR5 (sem essa proteína, o vírus da Aids não consegue entrar nas células);
2.      Controladores de Elite: são resistentes, pois são infectados pelo vírus, mas não desenvolvem Aids.
3.      Bebê de Mississipi: tratamento o mais cedo possível, ultraprecoce.
4.      Reengenharia Genética: usando técnicas de manipulação genética das células do paciente, alteram-se essas células para produzirem uma versão deficiente da proteína CCRs, essencial para o vírus da Aids.

“Talvez seja possível estender os limites do corpo humano – e, com uma pequena ajuda, torná-lo capaz de vencer a Aids. Talvez drogas que expulsam o vírus de seus reservatórios funcionem cada vez melhor, e se tornem lugar-comum daqui a alguns anos. Talvez os tratamentos ultraprecoces livrem milhões de pessoas do vírus. Mas notícias promissoras não significam que devamos baixar a guarda. Pelo contrário. A prevenção e o sexo seguro (com camisinha) continuam sendo essenciais. Para de fato vencer a Aids, a humanidade terá de apelar para as armas mais poderosas que existem: a inteligência e o bom senso. Afinal, se o vírus pode evoluir, nós também”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário