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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

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terça-feira, 10 de setembro de 2013

Reportagens Selecionadas 2013

Tema Nº 06: questão: Mídia & Telejornais.

01. Pesquisa comprova crescimento de horas perdidas no trânsito 

- Uma pesquisa feita pela fundação Dom Cabral comprova a quantidade de horas perdidas no trânsito ao ir e voltar para o trabalho. Os números do congestionamento nas grandes cidades crescem num ritmo impressionante: ano após ano as filas de carro crescem 17% em São Paulo; no Rio de Janeiro e em Belho Horizonte, 14,75%. Se nada for feito na última década, as cidades brasileiras sofrerão cada vez mais um permanente estado de lentidão nas suas principais avenidas. Vejamos os números traduzidos no relógio. Há 04 anos (2009), moradores de BH ficavam parados no trânsito 00:56 (cinquenta e seis minutos) por dia, enquanto em 2012 passou para 01:25 (uma hora e vinte e cinco minutos); no RJ, de 01:52 (2009) para 02:49 (em 2012); em SP, de 02:12 (2009) para 03:31 (em 2012). Uma paisagem com número de carros aumentando, com pessoas presas num movimento lento (paradoxo do tempo urbano: parado num movimento lento), em que poderiam estar produzindo, comprando, vendendo, educando os filhos, descansando ou se divertindo... Isso prejudica o bem-estar das pessoas e a economia do país. Pelos cálculos da Fundação Getúlio Vargas, só os engarrafamentos de São Paulo representam uma perda de 40 bilhões de reais por ano. Um cidadão que tem o seu automóvel particular e o usa diariamente, ele gasta 930 reais por ano a mais de combustível só por causa do engarrafamento. São horas perdidas de trabalho (maior prejuízo), gastos com saúde por causa da exposição à poluição e o estresse. Muitas cidades que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes já enfrentam problemas de trânsito semelhantes aos das capitais. Uma saída seria o investimento em transporte coletivo (ou restrição do movimento, através do rodízio e do pedágio urbano). Isso significa o cidadão sendo punido por uma ineficiência histórica da gestão pública no Brasil. 

- Assim, outra energia indispensável para o país é o combustível: a frota de veículos mais do que dobrou em 10 anos (+ 119%). Somos autossuficientes em petróleo, mas precisamos importar cada vez mais gasolina por falta de refinarias (o aumento de importação de gasolina no Brasil, no período de 2000 para 2010, subiu para 100 milhões de barris por dia! Segundo a Petrobras). 

02. Má qualidade do sono pode levar à hipertensão e ao diabetes 

- Os brasileiros que vivem nas grandes cidades estão dormindo cada vez menos. O problema pode levar à hipertensão e à diabetes, além de alterar o metabolismo. Afeta a memória e o humor também. Dor de cabeça, memória curta e pouca concentração. A média do paulistano é de 6,5 h por noite (uma a menos do que a 04 décadas atrás). É preciso garantir um ambiente tranquilo de sono. 

03. Pesquisa mostra desrespeito à Lei do Comércio Eletrônico 

- Trata-se de um mercado que triplicou de tamanho nos últimos 05 anos. Ele ganhou uma lei especial: Lei do Comércio Eletrônico que busca garantir o respeito dos direitos de quem compra pela internet (mais da metade vem sendo descumprida). O site tem que ter:

a) Endereço físico e telefone; 
b) Características do produto ou serviço; 
c) Formas de pagamento; 
d) Prazos de entrega; 
e) Informações claras sobre o direito de desistir da compra.

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