Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 17 de março de 2013

Meio Ambiente

“Muitos de nós vivemos em cidades distantes da natureza e, para a maioria dessa parte de pessoas, a água simplesmente vem da torneira, os alimentos estão dispostos nos supermercados, o lixo é colocado fora de casa e levado pelo lixeiro. Raramente somos estimulados a pensar na origem e no destino de tudo ao nosso redor, questionando as facilidades da vida nas cidades. Um sério problema que enfrentamos, por exemplo, é o destino do lixo. É preciso que tenhamos em mente que rios devem ser preservados para haver água e que solos e mares devem ser respeitados para que haja alimentos. “A terra é nossa mãe. Tudo o que acontecer à terra acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos. Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo. O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo”. “Contaminem suas camas, e uma noite serão sufocados pelos próprios dejetos”".

O ser humano precisa vê a natureza mais como fim em si mesmo e menos como meio para a realização de determinados caprichos, interesses e objetivos. 

2 comentários:

  1. No bairro Vila Maia há rede de esgoto foi concluida, contudo os moradores não usufrui desse serviço.ninguém teve autorização para liga o esgoto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma prova de que a saúde pública sofre com a inércia política e a falta de mobilização social do bairro.

      Excluir