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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 10 de março de 2013

Produção de texto 04: Os gêneros discursivos


Os gêneros discursivos correspondem a certos padrões de composição de texto determinados pelo contexto em que são produzidos, pelo público a que eles se destinam, por sua finalidade, por seu contexto de circulação, etc. Exemplos: o conto, a história em quadrinhos, a carta, o bilhete, a receita, o anúncio, o ensaio, o editorial, gêneros literários (o poema, o romance – textos épicos, líricos e dramáticos), charges, notícia, cartas, texto de opinião, reportagem, crônica, anúncios publicitários, entre outros.

Um gênero discursivo se vê enquadrado numa série de elementos comuns. Assim, mesmo um conjunto de textos diferentes, pode fazer parte de um mesmo gênero discursivo se possuírem certas características: eles disserem respeito à mesma estrutura, tema abordado, estilo e contexto de circulação.

Os gêneros discursivos relacionam-se com a situação comunicativa, já destacada: contexto, público, finalidade, estrutura, tema, estilo e contexto de circulação. Qualquer texto, oral ou escrito, organiza-se em um gênero discursivo. Os gêneros não são estáticos, pois surgem e se modificam em função de necessidades específicas. Ex: das cartas às mensagens eletrônicas (os e-mails). 

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