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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sexta-feira, 1 de março de 2013

Produção de texto 03: PROCEDIMENTOS DE LEITURA I: como ler um texto.


1º Passo: Identificar o tema do texto.
De que trata o texto lido? Qual é o seu foco principal, ou seja, o tema em torno do qual as informações se organizam? (Sugestão: analise o título do texto. Os títulos quase sempre antecipam, para o leitor, a questão tematizada no texto.)
2º Passo: Elaborar uma síntese do texto.
Selecione e organize as informações, os argumentos e as conclusões mais importantes do texto. Estabeleça critérios de relevância: o que é mais importante? O que é menos importante? O que é informação principal? O que é informação secundária?
3º Passo: Organizar as próprias idéias com relação aos elementos relevantes.
Para organizar as informações presentes no texto, posicione-se sobre o que foi tematizado. Esse posicionamento decorre:
a)      da avaliação do que foi dito, com base nos critérios adotados ao elaborar a síntese;
b)      dos seus conhecimentos prévios sobre o tema. (Sugestão: confronte os seus conhecimentos sobre o tema com as informações apresentadas no texto. Concorda com elas? Discorda delas? Por quê?).
4º Passo: Estabelecer relações entre os elementos relevantes e entre eles e outras informações de que o leitor disponha.
A tomada de posição sobre os elementos relevantes selecionados permite que você perceba como esses elementos se relacionam e como podem ser relacionados às informações que você já possui sobre o tema. (Sugestão: procure responder às seguintes perguntas sobre esses elementos: São complementares? Por quê? Opõem-se? Por quê? Subordinam-se? De que maneira?)
5º Passo: Interpretar os dados e fatos apresentados.
Com base nas relações identificadas, você começa a construir um sentido seu para o texto. (Sugestão: procure responder à seguinte pergunta: que sentido faz o que eu acabei de ler? Ou seja: consideradas todas as informações, e identificados os argumentos e as conclusões, qual é o sentido fundamental do texto?).
6º Passo: Elaborar hipóteses explicativas para fundamentar a análise do texto.
Após determinar quais são as informações relevantes, estabelecer relações entre elas e interpretá-las, você pode procurar uma explicação para o conjunto de dados obtidos por meio da leitura. Ao construir hipóteses explicativas sobre o cenário delineado pelo texto, você vai além do que foi dito pelo autor e constrói um novo conhecimento acerca da questão tematizada. (Sugestão: alguns textos já trazem hipóteses explicativas para os dados apresentados. Veja se você concorda com elas.)

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