Todo texto, oral ou escrito, dirige-se a um interlocutor (cada um dos participantes de um diálogo, como
leitores/ouvintes, em quem o autor pensa no momento de elaborá-lo) com características específicas. Portanto, é
preciso que o autor pense nessas características no momento de elaborá-lo. Ou
seja, no momento de conceber o texto, o conhecimento do perfil dos
interlocutores motiva não só muito daquilo que é dito pelo autor, mas também a
maneira como expressa suas idéias e constrói suas imagens. Existem dois tipos
básicos de perfil de interlocutores: o universal e o específico. Perfil:
características específicas de alguém.
O interlocutor
universal: perfil genérico de interlocutor: não é possível identificar um
perfil de leitor específico que justifique determinadas escolhas feitas no
texto. Normalmente, textos jornalísticos de caráter mais geral dirigem-se a
interlocutores universais: pessoas de idade variada; diferentes graus de
escolaridade; assuntos de cultura geral. Ex:
os textos de divulgação científica publicados em seções específicas de
jornais e revistas. Pois o objetivo dos autores de tais textos é tornar
compreensível, para o maior número de leitores possível, algumas descobertas e
desenvolvimentos recentes da ciência.
O interlocutor
específico: perfil mais particular, com um conjunto de conhecimentos
compartilhados no que diz respeito aos temas abordados, aos conceitos
discutidos e ao vocabulário utilizado. São textos concebidos de modo que
explorem as características mais marcantes do público a que se dirigem. O
trabalho com um perfil de interlocutor específico afeta a organização geral do
texto (tema abordado, conceitos apresentados, vocabulário utilizado) Ex: textos específicos publicados em
revistas acadêmicas. Textos publicitários (a finalidade é produzir um efeito
específico em seus leitores – convencê-los a comprar um produto ou uma idéia). Os
exemplos apresentados mostram a importância de, no momento de elaboração de um
texto, fazer a melhor representação possível dos interlocutores a quem ele será
dirigido. Com base nessa representação, o autor decidirá que tipo de informação
deverá apresentar e quais recursos lingüísticos utilizará para alcançar os objetivos
do texto.
Enfim, todo texto faz referência a interlocutores com perfil definido. Todo texto também faz referência a circunstâncias de natureza
cultural, social, política, que precisam ser reconhecidas pelos
leitores/ouvintes para que o sentido do
texto possa ser construído. Estamos falando do contexto: o conjunto das circunstâncias (sociais, políticas,
históricas, culturais, etc.) a que um texto se refere. A identificação do
contexto de um texto depende inteiramente do conhecimento de mundo dos leitores. Assim, os textos, escritos ou
orais, não têm existência autônoma, porque sua significação depende do reconhecimento de um contexto e da relação
que os leitores/ouvintes estabelecem com ele.
O contexto de um
texto é constituído por fatores
extralingüísticos. Sempre que produzimos um texto, precisamos decidir quais informações contextuais devem ser
fornecidas para que o sentido dele
possa ser construído por seus interlocutores.
Todas as vezes que for escrever um texto, pense primeiro nos
leitores a quem você irá se dirigir. Procure estabelecer uma imagem que defina,
para você, o perfil desses leitores
e, em função dessa imagem, decida quais são os argumentos, as informações,
os dados e os fatos capazes de atender melhor à finalidade do texto. Há essa relação entre contexto e interlocutores: não é possível escrever bons textos sem
controlar muito bem esses dois aspectos, presentes em qualquer situação de
interlocução.
olá professor! muito obrigadaa, o senhor me ajudou a entender o que é "interlocução e contexto". Vlw e que Deus o abençõe.
ResponderExcluirMuito Obrigado Professor <3 me ajudou bastante
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirObg, me ajudou bastante. <3
ResponderExcluirAgora entendir o que contexto estava perdida obrigada
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