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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sexta-feira, 1 de março de 2013

Produção de texto 02: A interlocução e o contexto.


Todo texto, oral ou escrito, dirige-se a um interlocutor (cada um dos participantes de um diálogo, como leitores/ouvintes, em quem o autor pensa no momento de elaborá-lo) com características específicas. Portanto, é preciso que o autor pense nessas características no momento de elaborá-lo. Ou seja, no momento de conceber o texto, o conhecimento do perfil dos interlocutores motiva não só muito daquilo que é dito pelo autor, mas também a maneira como expressa suas idéias e constrói suas imagens. Existem dois tipos básicos de perfil de interlocutores: o universal e o específico. Perfil: características específicas de alguém.
O interlocutor universal: perfil genérico de interlocutor: não é possível identificar um perfil de leitor específico que justifique determinadas escolhas feitas no texto. Normalmente, textos jornalísticos de caráter mais geral dirigem-se a interlocutores universais: pessoas de idade variada; diferentes graus de escolaridade; assuntos de cultura geral. Ex: os textos de divulgação científica publicados em seções específicas de jornais e revistas. Pois o objetivo dos autores de tais textos é tornar compreensível, para o maior número de leitores possível, algumas descobertas e desenvolvimentos recentes da ciência.

O interlocutor específico: perfil mais particular, com um conjunto de conhecimentos compartilhados no que diz respeito aos temas abordados, aos conceitos discutidos e ao vocabulário utilizado. São textos concebidos de modo que explorem as características mais marcantes do público a que se dirigem. O trabalho com um perfil de interlocutor específico afeta a organização geral do texto (tema abordado, conceitos apresentados, vocabulário utilizado) Ex: textos específicos publicados em revistas acadêmicas. Textos publicitários (a finalidade é produzir um efeito específico em seus leitores – convencê-los a comprar um produto ou uma idéia). Os exemplos apresentados mostram a importância de, no momento de elaboração de um texto, fazer a melhor representação possível dos interlocutores a quem ele será dirigido. Com base nessa representação, o autor decidirá que tipo de informação deverá apresentar e quais recursos lingüísticos utilizará para alcançar os objetivos do texto.

Enfim, todo texto faz referência a interlocutores com perfil definido. Todo texto também faz referência a circunstâncias de natureza cultural, social, política, que precisam ser reconhecidas pelos leitores/ouvintes para que o sentido do texto possa ser construído. Estamos falando do contexto: o conjunto das circunstâncias (sociais, políticas, históricas, culturais, etc.) a que um texto se refere. A identificação do contexto de um texto depende inteiramente do conhecimento de mundo dos leitores. Assim, os textos, escritos ou orais, não têm existência autônoma, porque sua significação depende do reconhecimento de um contexto e da relação que os leitores/ouvintes estabelecem com ele.

O contexto de um texto é constituído por fatores extralingüísticos. Sempre que produzimos um texto, precisamos decidir quais informações contextuais devem ser fornecidas para que o sentido dele possa ser construído por seus interlocutores.

Todas as vezes que for escrever um texto, pense primeiro nos leitores a quem você irá se dirigir. Procure estabelecer uma imagem que defina, para você, o perfil desses leitores e, em função dessa imagem, decida quais são os argumentos, as informações, os dados e os fatos capazes de atender melhor à finalidade do texto. Há essa relação entre contexto e interlocutores: não é possível escrever bons textos sem controlar muito bem esses dois aspectos, presentes em qualquer situação de interlocução. 

5 comentários:

  1. olá professor! muito obrigadaa, o senhor me ajudou a entender o que é "interlocução e contexto". Vlw e que Deus o abençõe.

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  2. Muito Obrigado Professor <3 me ajudou bastante

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  3. Obg, me ajudou bastante. <3

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  4. Agora entendir o que contexto estava perdida obrigada

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