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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sexta-feira, 1 de março de 2013

Produção de texto 01: Discurso e texto.

Quando analisamos valores apresentados em um texto, devemos considerar o momento em que ele foi escrito, para não tomarmos como particular uma visão que é mais geral. Textos veiculam visões de mundo (e, portanto, valores) vigentes em determinada época e sociedade. É preciso identificar as marcas da formação ideológica em qualquer texto. Para isso, basta saber que tipo de informação procurar no momento de ler e analisar um texto. Se a ideologia é definida como um sistema de idéias, precisamos identificar, no texto, as idéias básicas que, nele presentes, podem ser associadas aos valores, aos princípios, às crenças de um determinado grupo social. Assim, é por meio da linguagem (e o texto é linguagem) que explicitamos nossa visão de mundo. No uso que fazemos da linguagem encontramos as pistas da formação ideológica. A linguagem é a materialização da nossa ideologia. A cada formação ideológica corresponde uma formação discursiva específica, cujas marcas podem ser identificadas nos textos. 

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