Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Soberania.

 

A soberania será o tema central da campanha de Lula.4 neste ano de 2026. Mais do que segurança pública, como querem pautar a mídia e a extrema-direita, a ideia é atual e pertinente!

Soberania é a forma como o Brasil rege suas relações externas e internas, com o dever de defender solução pacífica de conflitos, os direitos humanos e a igualdade entre Estados, sempre pautada pela independência nacional. Na Carta Constitucional de 1988, é um fundamento da República e está ligada à defesa do território nacional, à regulação dos recursos econômicos estratégicos e às diretrizes  das relações internacionais, garantindo o controle e a autonomia do País.

Como se constrói essa soberania?

- com a assinatura de um contrato de construção de navios pela Petrobras no RS, como parte do programa de incentivo à indústria naval;

- evitando que o Mercado Financeiro, o agro, a bancada conservadora ou agentes privados externos ou infiltrados ditem as regras. Exemplo, o caso da Petrobras, que é controlada pela União, embora mais de 60% de seu capital seja privado. Deve ter decisões políticas prioritárias em vez de estratégia comercial;

- fabricando os próprios fertilizantes, visando à produção de alimentos e o combate e vitória contra a fome;

- ela está vinculada à democracia, ao poder popular, ao desenvolvimento econômico e, no contexto digital, busca garantir autonomia tecnológica;

- e por aí se vai...

Enfim, soberania envolve a capacidade de auto-organização, autodeterminação e a defesa do povo e pelo povo de seus interesses. Logo, a soberania é popular, onde o povo é o detentor da autoridade (base da democracia). Assim, ela é o direito de um país de ser dono do seu próprio destino, agindo como entidade autônoma no cenário global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário