Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Internacional – 2026.

EUA

·       EUA fazem um ataque em larga escala na Síria (contra alvos do grupo terrorista Estado Islâmico, atingiram mais de 35 alvos, com mais de 20 aeronaves). Se ferirem nossos combatentes, vamos encontrá-los em qualquer parte do mundo.

- Política de imigração de Donald Trump: morte de uma cidadã americana pela “polícia de imigração - ICE”. Ela bloqueava a rua para impedir a ação do ICE. 29 manifestantes detidos. Maioria pacífica. 4º dia de protesto.

CHINA

·       China avança silenciosamente, e Trump tenta detê-la da pior forma. Estamos falando de petróleo sul-americano. Aqui, os chineses deixaram de ser apenas compradores para virar também detentores de reservas, de forma estratégica – associação com empresas de outros países, ficando subestimada nos números oficiais.

- EUA e China consomem 35% do petróleo mundial;

- O continente sul-americano tem a 2ª maior reserva do mundo, atrás do Oriente Médio;

- No Brasil, na Guiana, no Suriname e na Argentina, petroleiras americanas e chinesas já disputam reservas estratégicas diretamente.

- a operação militar que depôs Nicolás Maduro e tomo controle do petróleo da Venezuela, visou atacar a China, redirecionando a política externa dos EUA à América do Sul. A ação militar trompista pode redesenhar todo esse cenário.

RÚSSIA

·       Rússia voltou a lançar míssil hipersônico à Ucrânia. Um alerta para a Europa, porque pode adentrar nas defesas mais resistentes.

IRÃ

·       Irã: mais de 116 pessoas (manifestantes e agentes do regime) já morreram em protestos contra o Governo (segundo Organismos dos Direitos Humanos). Mais de 2.600 detidos. Começou como um protesto ao alto custo de vida e se transformou em um desafio aberto total ao regime, dentro e fora do Irã. Agora é um embate político de maior alcance, com denúncias de corrupção e ameaças de pena de morte. “Amortinados”? É como o governo os chama.

- Autoridades do Irã fizeram novas ameaças aos manifestantes. Declararam sentença de morte a eles, se: a) praticarem atos de sabotagem; b) destruição de patrimônio; c) entrar em confronto com as forças de segurança.

- Há uma teocracia que governa o país desde 1979. Teerã acusa Washington de fomentar, ao lado de Israel, os atos no país. Prometeu retaliar contra bases americanas em caso de ataque.

VENEZUELA

·       Venezuela. Regime de Caracas só liberta 18 dos cerca de 811 presos políticos. Há grupos rivais dentro do Chavismo.

- Brasil não vai mais administrar a embaixada Argentina na Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário