Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sábado, 17 de janeiro de 2026

“Conselho da Paz” em Gaza.

 

O presidente dos EUA, Donald Trump, vem tentando montar um suposto “Conselho da Paz” para supervisionar a reconstrução, a governança e a transição política na Faixa de Gaza, após o cessar-fogo mediado pelos EUA, em meio a dois anos de conflito entre Israel x Hamas. A proposta é parte de sua estratégia de estabilização do território palestino.

Sua proposta tem sido alvo de muitas críticas internacionais. Entre elas:

1.     Ausência de representantes palestinos no núcleo decisório;

2.     Protagonismo explícito dos EUA;

3.     A composição do Conselho com figuras controversas, tais como:

- Javier Milei (Argentina);

- Recep Tayyip Erdogan (Turquia);

- Abdel Fattah al-Sisi (Egito);

- Mark Carney (Canadá).

Enfim, Trump também convidou Lula para integrar o Conselho. Entretanto, é preciso muita cautela sobre os impactos diplomáticos e geopolíticos desse convite de integração. Afinal, a composição desse Conselho levanta dúvidas sobre a legitimidade e eficácia prática do órgão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário